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ORIGEM DA ESCOLA PÚBLICA

ORIGEM DA ESCOLA PÚBLICA BRASILEIRA : A FORMAÇÃO DO NOVO HOMEM.

Lílian Alves Pereira
Delton Aparecido FELIPE
Fabiane Freire FRANÇA
UEM Maringá-Pr.
Introdução

O presente trabalho foi idealizado a partir de reflexões realizadas na disciplina de
mestrado em educação1 e visa apresentar panorama sobre a história da escola pública. Para tanto,
foi realizado um levantamento sobre a origem da escola pública na Europa, e quais as concepções
de educação que perpassaram a sua história no decorrer do final do século XIX e início do século
XX, sabendo que a história da escola pública tem uma estreita relação com os interesses políticos
postos na sociedade, nos perguntamos quais os interesses sociais que estão envolvidos neste
processo?
Um dos padrões consistente na modernidade é a constante circulação de idéias, é
importante que compreendamos que a viagem dos ideários pedagógicos, das práticas educativas e
escolares insere-se como um projeto de modernização buscado pela sociedade brasileira por volta
de 1870. Neste sentido, é necessário analisar o que era considerado importante para integrar todo
sistema de educação pública no século XIX, ou seja, sistema que evidenciasse progresso, numa
visão de mundo ideal, que expresse uma modernidade educacional e de um projeto liberal de
educação. Para tanto, foi realizada uma reflexão sobre a origem da escola pública no Brasil e
quais as práticas pedagógicas que a nortearam.
Vale ressaltar que nesse período o Brasil passava por profundas transformações de cunho
social, político, econômico e cultural, a partir dessa contextualização descreveremos como a
escola foi sendo organizada entre o período do final do século XIX e as primeiras décadas do
século XX, com a introdução de novos conceitos educacionais, relacionados à formação de
professores e desenvolvimento de novas práticas pedagógicas, identificando nesse processo quais
1Disciplina: Escola Pública e Pensamento Educacional na Contemporaneidade do Programa de Pós Graduação em
Educação – Linha de Pesquisa Ensino Aprendizagem e Formação de Professores – em nível de mestrado, como
uma das exigências para a conclusão da disciplina. Profª Drª Analete Regina Schelbauer e Profª Drª Teresa Kazuko
Teruya.
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