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Leio e Escrevo meu Futuro

Leio e Escrevo meu Futuro

 A iniciativa faz uso do jornal como ferramenta pedagógica não só para as aulas de português, mas também em matemática, artes, e em todas as outras disciplinas.
Concurso de produção de texto entre os alunos dos colégios que participam do projeto.
Inscrições serão encerradas dia 13/08

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"Alunos destacam importância do projeto"



“Eu vou para o Ensino Médio e já tenho que começar a pensar em mercado de trabalho. Oportunidades como este dão a idéia de como é o dia a dia de um jornal. Dá mais possibilidade na hora da escolha profissional”. Esta foi a impressão da estudante da 8ª série (9º ano) Ildésia Pinheiro Medrado após conhecer as instalações do Diários Associados. Aluna do Centro Educacional 11 de Ceilândia (cidade a 28km de Brasília), ela integrou um grupo de estudantes que fizeram a visita ao Diário, como parte do Projeto Leio e Escrevo meu Futuro.


O projeto transforma a leitura diária e o uso do jornal diário em instrumento multidisciplinar de apoio ao aprendizado, engajando regionais de ensino, escolas, educadores e alunos em um amplo esforço de preparação para participarem do concurso de produção textual que, este ano, tem como tema central “Repensar Brasília: como será a cidade daqui a 50 anos”.


“A gente tem a possibilidade de trabalhar dentro de sala de aula com releituras de texto a partir das imagens do jornal. Os alunos podem entender melhor a crítica do texto a partir disso”, ressalta a professora de artes da escola, Renata Grehs, que acompanhou a visita. Estes benefícios são percebidos pelos próprios alunos. “Depois do acesso ao jornal ficou bem mais escrever, porque além de você ter um conhecimento maior de vocabulário, você também vai ter mais informações, vai fugir do básico”, destaca o estudante Paulo Victor Reis Moreira.


Este trabalho em sala também ajuda o estudante na hora da produção textual. Cento e cinqüenta mil alunos de 209 escolas da rede pública de ensino do Distrito Federal já se preparam para participar da segunda edição do concurso de produção textual do projeto Leio e Escrevo meu Futuro. As inscrições estão abertas até 13 de agosto de 2010 e devem ser feitas pelos diretores ou responsáveis pelas unidades de ensino pela internet. A aplicação da produção textual ocorrerá em 16 de setembro pelo Instituto Quadrix. Os resultados finais e a premiação serão divulgados em novembro.

Concurso “puxado”


Quando 16 de setembro chegar, a expectativa é que os estudantes que percorreram todas as etapas do projeto já tenham extensa “bagagem” cultural e o devido preparo – inclusive psicológico – para a aplicação da produção textual. Isso porque muitos participarão pela primeira vez – à exceção dos que estiveram no Leio e Escrevo meu Futuro em 2009 – de um concurso de produção textual com o mesmo rigor de um concurso público ou vestibular: haverá horário para acesso às salas do exame, fiscais, os subtemas das redações só serão conhecidos no momento do exame, entre outras características de uma seleção profissional.

A produção textual de setembro será diferenciada, de acordo com a série a que pertence o aluno. Assim, estudantes da 5ª série (6º ano) farão um Relato Pessoal; os da 6ª série (7º ano) produzirão uma Carta Pessoal comentando uma notícia; os alunos da 7ª série (8º ano) produzirão uma Carta ao Leitor, com base na coluna Sr. Redator do Correio Braziliense; os da 8ª série (9º ano) escreverão um Artigo de Opinião.


Projeto interdisciplina

O uso do jornal em sala de aula é feito em várias disciplinas e não somente na aula de Português, uma vez que o Leio e Escrevo meu Futuro é interdisciplinar. Por exemplo, na aula de Matemática, o professor pode orientar os alunos a usar a seção de Classificados do Correio para que contem quantos anúncios de carros à venda estão publicados e apurem a média dos valores das ofertas. Já o caderno SuperEsportes pode ser usado como apoio em aulas de Educação Física.


Na opinião de Karla de Senna, Superintendente de Circulação do Correio Braziliense, além de contribuir para a formação dos futuros cidadãos por meio da leitura e do uso diário do jornal como ferramenta pedagógica, o projeto abre espaço nobre para que os mais jovens possam se pronunciar, expor suas ideias e pensamentos. “Eles passam a ter acesso a mais informações, desenvolvem consciência crítica e passam a enxergar o mundo com mais clareza e perspectiva de futuro”, diz.


Para o Gerente de Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Distrito Federal, professor Luciano Barbosa Ferreira, o Leio e Escrevo meu Futuro se destaca como ferramenta pedagógica, em especial, para o “estudo da língua pelos alunos. “Por meio do jornal eles têm acesso diário a uma diversidade de gêneros textuais, literários e não literários, o que permite uma melhor proficiência na leitura e na escrita”. Em sua avaliação, o projeto – que tem ações complementares, como os seminários e o concurso – “melhora a aprendizagem dos estudantes”.

 Enviado por: Flávia Agnello

Profissionais do Texto
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