COLEGA SERVIDOR!!
SIM!! Eu quero o meu sindicato forte, justo, democrático e cumpridor do estatuto!!!
No dia 09 de setembro a Diretoria do SINDSERJUN realizou assembleia na sede própria, cuja pauta foi: “discussão e deliberação sobre a mudança do art. 9º, “b” do estatuto da entidade que versa sobre o valor da mensalidade sindical” (sic)
Com primeira convocação às 17h e segunda às 18h.
O que aconteceu é que muitos servidores não puderam chegar em tempo de participar da primeira convocação e a sessão foi encerrada antes das 18 e muitos nem puderam votar porque não houve segunda chamada.
Também foi pedida a recontagem de votos que não foi concedida pela diretoria.
O resultado desta “assembleia” foi o aumento de 1% do salário base de cada servidor...muita gente não concordou e um abaixo-assinado foi organizado pela categoria (não pelos valores de descontos impetrados ao salário, mas muito mais pela forma ilegal como foi conduzida a assembleia, desrespeitando um estatuto digno e confiável até então)!
O documento contou com 1.494 assinaturas de diversas secretarias, autarquias e do poder legislativo, num universo de 4.936 servidores associados (até então), segundo números do próprio sindicato (um número bem grande de gente do contra, não acham?), Isso dá um total de 30,18% de servidores descontentes na categoria!!
Colegas, essa movimentação fez com que a diretoria do sindicato recuasse e suspendesse o desconto das mensalidades na folha de pagamento, entretanto, descumpriu mais uma vez o ESTATUTO, uma vez que anulou a única decisão de uma assembleia sem anular a mesma, e não convocou outra, conforme pedia nosso abaixo-assinado. A diretoria também não aceitou conversar com os servidores que representavam o montante de 1494 pessoas e exigiu uma comissão que foi legitimada por vocês, colegas, num novo documento...neste meio tempo, uma “assembleia plebiscitária” foi convocada, para o dia 25 de novembro (esse termo está entre aspas, por que não existe e nem mesmo um plebiscito é previsto em nosso ESTATUTO), cujo resultado ilegal foi divulgado nos jornais da cidade com tendo sido um índice de 53% da categoria e do qual resultou com ganhadora a proposta de 1,5% do salário da categoria, ou seja, retornando ao patamar anterior previsto no ESTATUTO, sem anular a assembleia que mudara o mesmo...
COLEGAS, vocês não estão com a cabeça embaralhada??!!
Nós também estamos!! É muito ingerência junta!!
Outra coisa: quais foram as regras deste “plebiscito”?? Esse índice saiu de onde?? Baseado em que porcentagem de comparecimento nas urnas?? As listas dos associados foram conferidas?? Não houve duplicidade de votação?? Será que não??
No último dia 30/11, depois de uma assembleia enrolada os 41 representantes do “grupo do contra” (poderia ter mais gente, né pessoal??), rejeitaram a proposta de orçamento do sindicato para 2011, por acharem que as planilhas apresentadas não estavam bem claras quanto ao destino do dinheiro, nem havia comparativos com os anos anteriores...temos que concordar que somos leigos e não temos obrigação de saber de planilhas, né?? E é obrigação de uma diretoria transparente a disponibilização dos dados o mais acessível possível, na nossa opinião! Ficamos agendados para uma nova assembleia do dia 15 de fevereiro de 2011, cuja pauta vamos falar depois, ok?? Mas o enceramento da assembleia foi com a seguinte fala da presidente: “Sessenta e poucas pessoas não é representatividade para uma categoria como a nossa, entretanto, vamos respeitar a decisão da Assembleia!”
Gozado, pra alterar o estatuto e subir a mensalidade a assembleia do dia 9 de setembro, que tinha menor quantidade de participantes, valeu, né??
Bem, colegas, nossa força para que tenhamos um SINDICATO forte, justo, democrático e cumpridor do ESTATUTO ESTÁ NAS SUAS, NAS NOSSAS MÃOS!!!
Vamos acompanhar bem de perto todas essas decisões embaralhadas!!
Um abraço!!
E muito obrigado pela participação!!!
Roseli Joanna
Nenhum comentário:
Postar um comentário