google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Atividades » ensino fundamental 1º ao 5º » Línguas indígenas - Atividades Escolares

Neste Blog você encontrará: Aulas, planos, notícias, atividades para Educação Infantil e Atividades para Ed. Fundamental para imprimir

,

Atividades » ensino fundamental 1º ao 5º » Línguas indígenas

Atividades » ensino fundamental 1º ao 5º » Línguas indígenas
Fonte: IBGE
objetivos
  • Conhecer mais sobre as línguas indígenas declaradas no Censo 2010;
  • construir um glossário de palavras com origem indígena e
  • apresentar os resultados para a turma.
conteúdos
  • População indígena
  • Leitura de tabela
  • Interpretação, registro e divulgação de informações
recursos
  • Computadores com acesso à internet para a pesquisa das informações.
  • Para conhecer melhor como as informações sobre os indígenas foram coletadas no Censo 2010 e alguns de seus resultados, veja com sua turma uma entrevista com a pesquisadora do IBGE Nilza Pereira.
1ª etapa:
  • 1 - Pergunte aos alunos que línguas são faladas no Brasil. Estimule a turma pedindo que um deles anote no quadro as respostas dadas pelos colegas.
  • 2 - Em seguida, proponha outra questão: quantas línguas indígenas os alunos conhecem ou já ouviram falar? Peça que um dos colegas anote as respostas dadas no quadro.
  • 3 - Após o registro das respostas, explique que, no Brasil, falamos outras línguas além do Português. Convide seus alunos a olharem a tabela de línguas indígenas que foram declaradas no Censo 2010.
  • 4 - Solicite um trabalho em grupo para que cada equipe pesquise outros aspectos culturais e sociais de uma das etnias.
2ª etapa:
  • 1 - A Língua Portuguesa tem uma série de palavras de origem indígena. Liste com seus alunos algumas delas.
  • 2 - Construa com eles um glossário de palavras com origem indígena e seus significados. Solicite que eles apresentem o glossário através de um mural.
Share:

Nenhum comentário: