google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 DINÂMICAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA 2014 - Atividades Escolares

Neste Blog você encontrará: Aulas, planos, notícias, atividades para Educação Infantil e Atividades para Ed. Fundamental para imprimir

,

DINÂMICAS PARA O PRIMEIRO DIA DE AULA 2014

Dinâmicas de aula

NOVE DINÂMICAS DE GRUPO PARA INÍCIO DAS AULAS – ATIVIDADES LÚDICAS

1. Tudo sobre mim - Dinâmica para 1º dia de aula
 2. As vogais - Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos
 3. Memorização de Nomes - Dinâmica de Integração para o primeiro primeiro dia de Aula
 4. Dinâmicas para Apresentação de Professor no início das Aulas
 5. Dinâmica divertida para primeiro dia de Aula - Cabra cega no curral
 6. O Bicho preguiça - Dinâmica de Recepção para Alunos
 7. De quem é o desenho? Dinâmicas para Começo das aulas
 8. Quebra-Gelo para o 1º dia de Aula - Dinâmica do Nome
 9. Dinâmica do Conhecendo e aprendendo   


1- Tudo sobre mim - Dinâmica para 1º dia de aula 

Para realizar essa dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste do circulo iniciará o entrosamento dos participantes. 
Materiais: Uma folha contendo o formulário abaixo: 
a. O que eu mais gosto de fazer? b. O que menos gosto de fazer? c.  Uma qualidade minha é: d. Um defeito meu é: e.  Qual profissão desejo exercer: 
Procedimento:
Cada aluno ou participante receberá uma folha contendo o formulário. 
Os alunos e participantes terão 15 minutos para responder. 
Depois dos 15 minutos cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu. 
Dicas: Promover um ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar. 
Observar se o participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus colegas.  
Mensagem de Boas Vindas para Professores e Alunos - Boas Vindas para volta às aulas


2 - As vogais - Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos 

Em sala de aula, reuna todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo de apresentação. 
Materiais: Criar uma Tabela da dinâmica: 
A = braços abertos E = braços cruzados à frente I = braço direito levantado O = braços a frente em forma oval U = braços para o alto em forma de U 
Procedimento: Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais. 
Com o grupo em círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após, todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os braços de acordo com as vogais pronunciadas. 
O participante que for se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia, repetindo o nome. 
Dicas: Observar se o desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade dos participantes na hora de se apresentar. 
Tempo de aplicação: 15 minutos Número máximo de pessoas: 20 Número mínimo de pessoas: 2 

3 - Memorização de Nomes - Dinâmica de Integração para o primeiro primeiro dia de Aula 
As dinâmicas de integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os participantes se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um relacionamento amistoso e que se desfaçam as inibições que falem de suas expectativas para o início do ano letivo ou do curso. 
O professor ou educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da seguinte maneira. 
1) Eu sou... e você, quem é? 
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos demais colegas. 
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar. 
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou Lívia, e você quem é?" 
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a roda girar. 
2) Apresentarte: 
Material Necessárrio: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.) 
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de cada um. 
3) Alô, alô! 
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima. 
4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade. 
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem. 
5) Abraçando amigos 
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador esteja atento para que todos participem. 
6) Quando estiver... 
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..." 
7) Apresentação 
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo. Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo. 
Adivinhe quem é? 
Essa dinâmica de integração pode ser enviada por email ou postada no facebook, você também pode imprimir essa dinâmica para utiliza-la em sala de aula. A integração no primeiro dia de aula é fundamental para iniciar os primeiros laços de amizade entre alunos e professor. 

4 - Dinâmicas para Apresentação de Professor no início das Aulas 

Sempre que um professor assume uma nova turma é necessário faze a aprensetação, o famosou quem sou eu? Dinâmica para apresentação de professor, para o primeiro dia de aula de um professor com sua nova turma. Uma maneira original de iniciar os trabalhos com os alunos, integrar o professor e gerar descontração na turma. Dinâmica para iniciar as aulas, para professor que começa uma nova turma. 
O principal objetivo dessa dinâmica de apresentação de professor é promover o aquecimento do grupo de alunos e também fazer a apresentação do professor de maneira diferenciada e original. 
Materiais: Flip chart; caneta pilot, pode ser substituido por quadro negro e giz. 
Procedimento: Escrever no flip chart informações que caracterizem o professor por exemplo: Silvia ...28 ...Nasci em... Tenho Mestrado em... Gosto de... leciono... etc.) 
Cumprimentar os alunos e dizer que gostaria de dizer sobre si de forma diferente. 
Pedir que a partir dos dados que colocar no flip chart eles formulem perguntas para o professor. Por exemplo: Você morou fora do Brasil? Você já deu aula antes? 
Depois de esgotarem as perguntas, convidar os alunos a fazer a folha de apresentação e prosseguir da mesma forma. 
Dicas: Questionar os participantes sobre: 
Como foi utilizar esta forma de apresentação? 
Como se sentiu durante a atividade? 
Foi possível conhecer um pouco mais os colegas e o professor? 
Tempo de aplicação: 20 minutos Número máximo de pessoas: 20 Número mínimo de pessoas: 2 

5- Dinâmica divertida para primeiro dia de Aula - Cabra cega no curral 

A Proposta da atividade é fazer com que o grupo se conheça de modo divertido, principalmente os alunos vindos de outras escolas e que o primeiro dia de aula seja um momento de integração e interação entre os participantes. Vamos fazer com que o grupo se conheça de modo divertido. 
Material: Pedaço de papel em branco, caneta, saco plastico, pano preto para cobrir os olhos e cadeiras. 
Procedimento:
Escreva tarefas para serem realizadas pelos alunos. 
Recorte-ás e as coloque dentro de um saco plástico para serem sorteadas. 
Faça um círculo com as cadeiras e coloque os participantes nas mesmas. 
Escolha o primeiro participante e coloque o pano sobre os seus olhos. 
Coloque-o dentro do círculo e movimente-o de modo que perca a direção inicial. 
O participante deverá ir para qualquer direção de modo que encoste em outro que estará sentado, este não deverá sair do lugar. 
O participante que for tocado, deverá se apresentar e sortear uma tarefa a ser realizada por ele mesmo; o participante que já foi tocado não poderá repetir, de modo o que todos participem. 
Dicas: Perceber se o grupo de alunos está se integrando. Estar vendo se o participante está motivado para a realização da atividade. Diversão e alegria são a base de bons relacionamentos. 
Tempo de aplicação: 30 minutos Número máximo de pessoas: 40 Número mínimo de pessoas: 10 

6 - O Bicho preguiça - Dinâmica de Recepção para Alunos 

Essa dinâmica de grupo de recepção pode ser aplicada a alunos de qualquer idade desde que sejam alfabetizados, essa dinâmica para descontrair tem por objetivo descontrair o grupo enquanto promove a integração e apresentação dos participantes. 
Procedimento: O coordenador, professor ou educador, posiciona o grupo em círculo. 
Cada participante recebe o nome de um bicho, num papelzinho, e ao ouvir o nome desse bicho deve se jogar no chão, sendo segurado pelos colegas do lado. 
Todos irão falando nomes de bichos, menos o seu. 
Prepare os papeizinhos com antecedência, anotando em todos, o mesmo nome (ninguém deve saber o bicho do colega).
Como ninguém falará o nome do bicho, diga que você falará alguns então. Quando todos estiverem impacientes, fale o nome do bicho. 
Dicas: Observar a comunicação e se os participantes estão se integrando. 
Tempo de aplicação: 20 minutos Número máximo de pessoas: 15 Número mínimo de pessoas: 2 
As dinâmicas em sala de aula estimulam o aprendizado e proporcionam uma maior integração entre alunos e professores. 

7 - De quem é o desenho? Dinâmicas para Começo das aulas 

Dinâmica enviada pela Profª Bruna Grupo: Até 20 pessoas (crianças ou adolescentes). Objetivo: Reconhecer o talento dos colegas. 
Tempo: Cerca de uma hora, dependendo do tamanho do grupo. 
Local: Uma sala suficientemente ampla com cadeiras para acomodar todas as pessoas participantes. 
Material: Toca-fitas com boa potência. Folhas avulsas de sulfite, lápis e borracha. 
Desenvolvimento: O professor deverá fazer dois grupos de alunos em dois círculos na sala com as carteiras. 
Colocar uma música e distribuir as folhas para os alunos que deverão desenhar qualquer coisa ou a critério do professor. 
Quando o professor parar a música, os alunos deverão passar a folha para o colega da direita (a folha não deverá ter nome) até o professor dar o sinal de parar. 
Na hora que chegar a folha na primeira pessoa do grupo esse mesmo colega tenta adivinhar de quem é o desenho. 
Podem-se trocar as folhas entre os grupos ou não. 
Se um do grupo acertar de quem é o desenho, o grupo ganha um ponto e se não acertar, um ponto para o outro grupo. E assim continua a brincadeira. 
Conclusão: abordagem às vivências do Grupo, criatividade e o conhecimento de cada integrante. 

8 - Quebra-Gelo para o 1º dia de Aula - Dinâmica do Nome 

Esta dinâmica propõe um Quebra-Gelo entre todos os alunos da classe. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para a memorização dos nomes de cada um. 
Materiais: Nenhum 
Procedimento: O professor ou educador deve fazer um círculo com os alunos, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer, ou uma mímica. 
Em seguida todos devem dizer o nome do aluno e repetir o gesto feito por ele. 
Dinâmica para quebrar o gelo com muitos elementos para auxiliar o aprendizado e a integração da classe. 
Observações: Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. 
Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1 a 8 alunos. 
Tempo de aplicação: 10 minutos Número máximo de pessoas: 40 Número mínimo de pessoas: 5

9 - Dinâmica do Conhecendo e aprendendo 

O objetivo dessa dinamica de primeiro dia de aula é promover a integração entre os alunos e professor, fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes. 
Materiais: Um objeto pequeno, podendo ser uma bola por exemplo. 
Procedimento: Formar um círculo. 
Explicar aos alunos que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros. 
Quem estiver com a bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro). 
Quando todos tiverem falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior. 
Dicas: Observar quais alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos o ajude. 
Apontar a importância de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.  
Tempo de aplicação: 15 minutos Número máximo de pessoas: 20 Número mínimo de pessoas: 4 

.

"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna realidade."(Albert Einstein)
Share:

Nenhum comentário: