Dinâmicas de aula
NOVE DINÂMICAS DE GRUPO PARA
INÍCIO DAS AULAS – ATIVIDADES LÚDICAS
1. Tudo sobre mim -
Dinâmica para 1º dia de aula
2. As vogais - Dinâmicas de apresentação em
sala de aula com alunos
3. Memorização de Nomes - Dinâmica de
Integração para o primeiro primeiro dia de Aula
4. Dinâmicas para Apresentação de Professor no
início das Aulas
5. Dinâmica divertida para primeiro dia de
Aula - Cabra cega no curral
6. O Bicho preguiça - Dinâmica de Recepção
para Alunos
7. De quem é o desenho? Dinâmicas para Começo
das aulas
8. Quebra-Gelo para o 1º dia de Aula -
Dinâmica do Nome
9. Dinâmica do Conhecendo e aprendendo
1- Tudo sobre mim -
Dinâmica para 1º dia de aula
Para realizar essa
dinâmica de apresentação para o primeiro dia de aula o professor deve reunir
todos os alunos ou participantes num circulo, o movimento de cadeiras e ajuste
do circulo iniciará o entrosamento dos participantes.
Materiais: Uma folha
contendo o formulário abaixo:
a. O que eu mais gosto
de fazer? b. O que menos gosto de fazer? c.
Uma qualidade minha é: d. Um defeito meu é: e. Qual profissão desejo exercer:
Procedimento:
Cada aluno ou
participante receberá uma folha contendo o formulário.
Os alunos e
participantes terão 15 minutos para responder.
Depois dos 15 minutos
cada um se apresentará ao grupo, lendo o que escreveu.
Dicas: Promover um
ambiente agradável e descontraído para que todos possam se apresentar.
Observar se o
participante tem um bom autoconhecimento, como reage as respostas de seus
colegas.
Mensagem de Boas
Vindas para Professores e Alunos - Boas Vindas para volta às aulas
2 - As vogais -
Dinâmicas de apresentação em sala de aula com alunos
Em sala de aula, reuna
todos os alunos da classe, entregue para cada um uma tabela e inicie o processo
de apresentação.
Materiais: Criar uma
Tabela da dinâmica:
A = braços abertos E =
braços cruzados à frente I = braço direito levantado O = braços a frente em
forma oval U = braços para o alto em forma de U
Procedimento:
Apresentação dos nomes por meio de gestos e sons verbais.
Com o grupo em
círculo, com uma distância um do outro, cada pessoa fala seu nome e logo após,
todo o grupo repete o nome em voz alta, em ritmo realizando gestos com os
braços de acordo com as vogais pronunciadas.
O participante que for
se apresentar deverá ir ao centro da roda, se apresentar e o grupo repete a coreografia,
repetindo o nome.
Dicas: Observar se o
desempenho dos participantes melhora com a prática e o grau de espontaneidade
dos participantes na hora de se apresentar.
Tempo de aplicação: 15
minutos Número máximo de pessoas: 20 Número mínimo de pessoas: 2
3 - Memorização de
Nomes - Dinâmica de Integração para o primeiro primeiro dia de Aula
As dinâmicas de
integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os participantes
se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um
relacionamento amistoso e que se desfaçam as inibições que falem de suas
expectativas para o início do ano letivo ou do curso.
O professor ou
educador começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem da
seguinte maneira.
1) Eu sou... e você,
quem é?
Formar uma roda,
tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo vistas pelos
demais colegas.
Combinar com o grupo
para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a
atividade se apresentando e passa para outro. Por exemplo: "Eu sou João, e
você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?" "Eu sou
Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de
integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes sentados sem a
roda girar.
2) Apresentarte:
Material Necessárrio:
Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos
participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa. Deverá ser
oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da vontade de
cada um.
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda
com todos os participantes e pedir que cada um se apresente de forma cantada
com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para ficar; sou eu, fulano,
que vim participar." É importante que cada um fale o seu nome, pois este
simples exercício trabalha a autoestima.
4) Procurando um
coração...
Material Necessário:
Corações de cartolina cortados em duas partes de forma que uma delas se encaixe
na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma única metade.
Distribuir os corações
já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem uma música caminharão
pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem seus pares, o educador
irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.
5) Abraçando
amigos
Formar uma grande
roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que o grupo deverá
estar atento à ordem dada para executá-la atentamente. Exemplo: "Abraço de
três" e todos começam a se abraçar em grupo de três; "abraço de
cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É
importante que o educador esteja atento para que todos participem.
6) Quando
estiver...
Com o grupo em
círculo, o primeiro a participar começa com uma frase. Exemplo: "Durante
minhas férias irei para a praia..". O segundo continua: "Quando
estiver na praia farei um passeio de barco. O seguinte dirá: "Quando
estiver no barco, irei..."
7) Apresentação
Propor a criação
coletiva de uma história incluindo o nome de todos os participantes do grupo.
Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele deve
levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
Adivinhe quem é?
Essa dinâmica de
integração pode ser enviada por email ou postada no facebook, você também pode
imprimir essa dinâmica para utiliza-la em sala de aula. A integração no
primeiro dia de aula é fundamental para iniciar os primeiros laços de amizade
entre alunos e professor.
4 - Dinâmicas para
Apresentação de Professor no início das Aulas
Sempre que um
professor assume uma nova turma é necessário faze a aprensetação, o famosou
quem sou eu? Dinâmica para apresentação de professor, para o primeiro dia de
aula de um professor com sua nova turma. Uma maneira original de iniciar os
trabalhos com os alunos, integrar o professor e gerar descontração na turma.
Dinâmica para iniciar as aulas, para professor que começa uma nova turma.
O principal objetivo
dessa dinâmica de apresentação de professor é promover o aquecimento do grupo
de alunos e também fazer a apresentação do professor de maneira diferenciada e
original.
Materiais: Flip chart;
caneta pilot, pode ser substituido por quadro negro e giz.
Procedimento: Escrever
no flip chart informações que caracterizem o professor por exemplo: Silvia
...28 ...Nasci em... Tenho Mestrado em... Gosto de... leciono... etc.)
Cumprimentar os alunos
e dizer que gostaria de dizer sobre si de forma diferente.
Pedir que a partir dos
dados que colocar no flip chart eles formulem perguntas para o professor. Por
exemplo: Você morou fora do Brasil? Você já deu aula antes?
Depois de esgotarem as
perguntas, convidar os alunos a fazer a folha de apresentação e prosseguir da
mesma forma.
Dicas: Questionar os
participantes sobre:
Como foi utilizar esta
forma de apresentação?
Como se sentiu durante
a atividade?
Foi possível conhecer
um pouco mais os colegas e o professor?
Tempo de aplicação: 20
minutos Número máximo de pessoas: 20 Número mínimo de pessoas: 2
5- Dinâmica divertida
para primeiro dia de Aula - Cabra cega no curral
A Proposta da atividade
é fazer com que o grupo se conheça de modo divertido, principalmente os alunos
vindos de outras escolas e que o primeiro dia de aula seja um momento de
integração e interação entre os participantes. Vamos fazer com que o grupo se
conheça de modo divertido.
Material: Pedaço de
papel em branco, caneta, saco plastico, pano preto para cobrir os olhos e
cadeiras.
Procedimento:
Escreva tarefas para
serem realizadas pelos alunos.
Recorte-ás e as
coloque dentro de um saco plástico para serem sorteadas.
Faça um círculo com as
cadeiras e coloque os participantes nas mesmas.
Escolha o primeiro
participante e coloque o pano sobre os seus olhos.
Coloque-o dentro do
círculo e movimente-o de modo que perca a direção inicial.
O participante deverá
ir para qualquer direção de modo que encoste em outro que estará sentado, este
não deverá sair do lugar.
O participante que for
tocado, deverá se apresentar e sortear uma tarefa a ser realizada por ele
mesmo; o participante que já foi tocado não poderá repetir, de modo o que todos
participem.
Dicas: Perceber se o
grupo de alunos está se integrando. Estar vendo se o participante está motivado
para a realização da atividade. Diversão e alegria são a base de bons
relacionamentos.
Tempo de aplicação: 30
minutos Número máximo de pessoas: 40 Número mínimo de pessoas: 10
6 - O Bicho preguiça -
Dinâmica de Recepção para Alunos
Essa dinâmica de grupo
de recepção pode ser aplicada a alunos de qualquer idade desde que sejam
alfabetizados, essa dinâmica para descontrair tem por objetivo descontrair o
grupo enquanto promove a integração e apresentação dos participantes.
Procedimento: O
coordenador, professor ou educador, posiciona o grupo em círculo.
Cada participante
recebe o nome de um bicho, num papelzinho, e ao ouvir o nome desse bicho deve
se jogar no chão, sendo segurado pelos colegas do lado.
Todos irão falando
nomes de bichos, menos o seu.
Prepare os papeizinhos
com antecedência, anotando em todos, o mesmo nome (ninguém deve saber o bicho
do colega).
Como ninguém falará o
nome do bicho, diga que você falará alguns então. Quando todos estiverem
impacientes, fale o nome do bicho.
Dicas: Observar a
comunicação e se os participantes estão se integrando.
Tempo de aplicação: 20
minutos Número máximo de pessoas: 15 Número mínimo de pessoas: 2
As dinâmicas em sala
de aula estimulam o aprendizado e proporcionam uma maior integração entre
alunos e professores.
7 - De quem é o
desenho? Dinâmicas para Começo das aulas
Dinâmica enviada pela
Profª Bruna Grupo: Até 20 pessoas (crianças ou adolescentes). Objetivo:
Reconhecer o talento dos colegas.
Tempo: Cerca de uma
hora, dependendo do tamanho do grupo.
Local: Uma sala
suficientemente ampla com cadeiras para acomodar todas as pessoas
participantes.
Material: Toca-fitas
com boa potência. Folhas avulsas de sulfite, lápis e borracha.
Desenvolvimento: O
professor deverá fazer dois grupos de alunos em dois círculos na sala com as
carteiras.
Colocar uma música e
distribuir as folhas para os alunos que deverão desenhar qualquer coisa ou a
critério do professor.
Quando o professor
parar a música, os alunos deverão passar a folha para o colega da direita (a
folha não deverá ter nome) até o professor dar o sinal de parar.
Na hora que chegar a
folha na primeira pessoa do grupo esse mesmo colega tenta adivinhar de quem é o
desenho.
Podem-se trocar as
folhas entre os grupos ou não.
Se um do grupo acertar
de quem é o desenho, o grupo ganha um ponto e se não acertar, um ponto para o
outro grupo. E assim continua a brincadeira.
Conclusão: abordagem
às vivências do Grupo, criatividade e o conhecimento de cada integrante.
8 - Quebra-Gelo para o
1º dia de Aula - Dinâmica do Nome
Esta dinâmica propõe
um Quebra-Gelo entre todos os alunos da classe. Ela pode ser proposta no
primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para a memorização dos nomes
de cada um.
Materiais: Nenhum
Procedimento: O
professor ou educador deve fazer um círculo com os alunos, assentados ou de pé,
os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu
nome completo, juntamente com um gesto qualquer, ou uma mímica.
Em seguida todos devem
dizer o nome do aluno e repetir o gesto feito por ele.
Dinâmica para quebrar
o gelo com muitos elementos para auxiliar o aprendizado e a integração da
classe.
Observações: Essa
dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da pessoa, sendo que
todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu
gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto...
e assim por diante.
Geralmente feito com
grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um
número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de
1 a 8 alunos.
Tempo de aplicação: 10
minutos Número máximo de pessoas: 40 Número mínimo de pessoas: 5
9 - Dinâmica do
Conhecendo e aprendendo
O objetivo dessa dinamica
de primeiro dia de aula é promover a integração entre os alunos e professor,
fortalece a comunicação e o relacionamento interpessoal dos estudantes.
Materiais: Um objeto
pequeno, podendo ser uma bola por exemplo.
Procedimento: Formar
um círculo.
Explicar aos alunos
que será dada uma oportunidade para que aprendam mais uns dos outros.
Quem estiver com a
bola deve passá-la á outra pessoa que deverá dizer seu nome e revelar algo
diferente sobre si (uso lente de contato, por exemplo, ou tenho um cachorro).
Quando todos tiverem
falado, explicar que na segunda rodada eles terão que passar a bola a alguém e
dizer o nome da pessoa e o que ela disse na rodada anterior.
Dicas: Observar quais
alunos estão prestando atenção e conseguem lembrar das informações que seu
colega falou. Caso algum tenha dificuldade, pedir que os outros alunos o
ajude.
Apontar a importância
de saber ouvir, que muitas vezes estamos muito preocupados com o que vamos
dizer, que esquecemos de prestar atenção no que nos é dito.
Tempo de aplicação: 15
minutos Número máximo de pessoas: 20 Número mínimo de pessoas: 4
FONTE: ATIVIDADES EDUCACIONAIS
“"Não existem sonhos impossíveis para aqueles que realmente
acreditam que o poder realizador reside no interior de cada ser humano, sempre
que alguém descobre esse poder algo antes considerado impossível se torna
realidade."(Albert Einstein)
Nenhum comentário:
Postar um comentário