Embora seja um papel fundamental da escola avaliar o desenvolvimento dos alunos, muitas delas não dão a devida importância a essa atividade, limitando a realizá-la baseando-se apenas no desempenho escolar da criança.
Uma das etapas mais importantes na formação da criança é a vida escolar. Na escola, a criança tem um primeiro contato com os seus deveres, suas responsabilidades e com outras crianças com quem ela desenvolve a socialização. Muito além do ensino escolar, a educação infantil é fundamental para a formação da criança como cidadã. Portanto, é de extrema importância que a escola possa acompanhar essa formação com uma avaliação da educação infantil..
Muitos outros fatores devem ser trabalhados para que a avaliação seja feita de maneira correta. Separamos, neste post, algumas maneiras de avaliar os alunos na educação infantil. Confira!
Saiba o papel do professor na avaliação da educação infantil
Os professores estarão presentes no cotidiano da criança e vão acompanhar de perto o seu desenvolvimento. Além de exercer a função de educador, o professor deve atentar-se à forma como cada aluno se comporta com os colegas, com os próprios professores, nas aulas e nas atividades, e identificar com qual área de conhecimento a criança tem mais facilidade.
Vale ressaltar que cada professor é responsável por avaliar o aluno sob a sua perspectiva. Por isso, o empenho de todos é fundamental para realizar uma avaliação correta. Assim, todos os professores colaboram para um relatório fiel da criança com base no que foi observado.
Observe e registre
Seja em um caderno ou por meio de um diário on-line, é importante sempre registrar informações relevantes sobre os alunos. A avaliação da educação infantil é um processo contínuo, portanto, é fundamental anotar essas informações de cada criança periodicamente.
Para facilitar os registros, o professor pode dividir a turma em grupos e dedicar cada dia da semana para observar os alunos de um grupo com mais atenção. Assim, ao final da semana, ele terá informações sobre todos os alunos.
Alguns itens específicos devem ser observados com mais atenção e registrados ao longo do tempo:
- Quais são as características do aluno?
- Como é a sua participação nas atividades?
- Ele tem autonomia?
- Quais são as suas habilidades e dificuldades?
- Como se ele comporta nas aulas?
- Como se relaciona com colegas e professores?
- Como reage a conquistas e fracassos?
- Como reage a conflitos e adversidades?
- Quais foram os seus avanços?
Esses são alguns dados importantes que devem ser registrados. Muitas outras situações do cotidiano podem ser anotadas. Com essas informações em mãos, os professores podem conhecer melhor os seus alunos, traçar estratégias para que eles se interessem mais pelas aulas e para melhorar formação das crianças.
Converse com os alunos
Não basta realizar uma avaliação sem conversar com a criança antes e entender o seu lado. É preciso dar voz ao aluno para que ele não seja avaliado sob uma única perspectiva. Assim, ele pode expor o que acha da aula, da escola, dos professores, dos colegas e dos outros elementos que o envolvem no ambiente escolar.
Embora seja necessário que a criança se expresse, o professor deve conhecê-la para aproximar-se dela. Além da avaliação tomar outra perspectiva, essa prática desenvolve, na criança, a concepção de cidadania.
Elabore relatórios e dossiês
Para realizar a avaliação dos alunos, é importante fazer relatórios sobre cada um deles ao final de cada etapa. Como esses relatórios serão entregues aos pais, a elaboração deve ser bem precisa acerca das informações coletadas, descrevendo e avaliando a criança na escola durante a etapa.
Montar um dossiê de cada aluno também é um recurso que pode ser usado para avaliar a educação infantil. Utilizar atividades, e trabalhos manuais pode comprovar o que está sendo descrito no relatório e exemplificar o seu desenvolvimento escolar.
Embora a avaliação da educação infantil seja uma tarefa importante da escola, é preciso ser realizada em conjunto com os pais. Além de estarem presentes no dia a dia das crianças, eles possuem outras visões sobre elas e terão mais o que falar sobre os seus filhos. A colaboração dos pais ajuda a desenvolver um trabalho que, além de melhorar o desempenho escolar das crianças, será também fundamental para a formação delas como cidadãs.
Gostou deste artigo? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de outros conteúdos como este!
Fonte: Portabilis
Nenhum comentário:
Postar um comentário