Professores Educadores.
Hoje começo a postar uma série de aulas com atividades pedagógicas para Educação Infantil.
Atividades para crianças de 0 a 03 anos.
Boa Aula!
SEQUENCIA I
A MÚSICA DOS NOMES
IDADE: A partir de 4 meses.
TEMPO: 30 minutos. ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou
jardim.
OBJETIVOS: Reconhecer o próprio nome e reforçar o vínculo
com o educador. Escolha uma música na qual você possa incluir o nome das
crianças. Alguns exemplos: “Se Eu Fosse um Peixinho”, “A Canoa Virou”,
“Ciranda, Cirandinha” e “Fui ao Itororó”. Reúna a turma em um local agradável e
cante. Os bebês também podem participar, já que a intenção é fazer com que se
familiarizem com os nomes. Aos que já andam, sugira uma roda, que vai se
formando com aqueles que ouvem o próprio nome.
HORA DA COLHEITA
IDADE: A partir de 3 anos.
TEMPO: Uma hora.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina ou papel cartão, argila, tinta, dado
com um lado de cada cor, miniatura de um passarinho (de plástico ou origami) e
vasilhas ou cestinhos coloridos.
OBJETIVOS: Integrar-se ao grupo e colaborar com os colegas.
PREPARAÇÃO: Cole uma gravura ou desenhe uma árvore cheia de
galhos do tamanho de uma cartolina para servir de tabuleiro. Faça frutinhas de
argila, deixe secar e pinte-as com as mesmas cores do dado que será usado no
jogo. Em uma das faces dele, desenhe um passarinho. Confeccione também
cestinhas de origami ou arrume vasilhas com as mesmas cores do dado e
providencie um brinquedo em forma de passarinho. Coloque o tabuleiro sobre uma
mesa e espalhe as frutinhas pelos galhos. O passarinho deve ficar solto. Em
volta do tabuleiro, espalhe as cestinhas coloridas. Jogo para quatro
crianças.Uma criança por vez lança o dado, retira da árvore a fruta da mesma
cor indicada pelo dado e coloca-a na cestinha, também da mesma tonalidade. Se o
dado cair com a face que traz o passarinho, é ele quem fica com a fruta. O
objetivo é colher todas antes que o passarinho as coma.
TEATRO DE BONECOS
IDADE: A partir de 1 ano e meio.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades, pátio ou biblioteca.
MATERIAL: Fantoches ou dedoches.
OBJETIVO: Conhecer a rotina da escola enquanto conversa com
os personagens.Sente-se com as crianças no chão e faça os bonecos “conversarem”
com cada uma. Você pode fazer perguntas como:- Quem trouxe você para a escola
hoje?- Você tem amigos? Quem são?- Você já brincou no parque?- Você já tomou
lanche?
MAMÃE TEM CARTINHA PRA VOCÊ
IDADE: A partir de 2 anos.
TEMPO: Uma hora.ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL:Canetas hidrográficas, papel e envelopes.
OBJETIVOS: Tranqüilizar-se quanto aos sentimentos de
adaptação (exemplo: tristeza) e compartilhar com os pais as atividades
escolares.Distribua uma folha de papel e canetas hidrográficas para cada
criança e peça que faça uma cartinha aos pais. Quando todas terminarem os
desenhos, chame uma por uma e pergunte a quem a mensagem é endereçada e o que
ela deseja comunicar. Escreva o que a criança disser na mesma folha usada por
ela. É importante perguntar se ela quer entregar a carta à pessoa apontada. Em
caso positivo, coloque-a em um envelope e oriente a criança a entregá-la ao
chegar em casa. Caso contrário,guarde o desenho com as demais atividades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário