Professores Educadores.
Hoje estou postando a 3ª série de aulas
pedagógicas para Educação
Infantil.
Atividades para crianças até 03 anos.
Boa Aula!
JOGO DAS EXPRESSÕES
IDADE:De 2 a 3 anos.
TEMPO: 30 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina, pincéis atômicos ou tinta.
OBJETIVOS: Nomear os sentimentos e conversar sobre suas
possíveis causas.
PREPARAÇÃO: Desenhe na cartolina várias carinhas com
expressões faciais que demonstrem sentimentos de tristeza, alegria, raiva,
medo, susto etc. Deixe algumas em branco para nomear um sentimento que apareça
no decorrer da brincadeira.Convide a criança a apontar a que mais revela a
maneira como ela se sente naquele momento e a explicar os motivos daquela
sensação. Ela pode, por exemplo, estar com raiva do colega porque tirou um
brinquedo da sua mão.
CAMINHADA SOLIDÁRIA
IDADE: De 1 ano e meio a 3 anos.
TEMPO: De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO: Áreas livres ou outros espaços.
OBJETIVOS: Desenvolver a idéia de grupo e a tolerância.Esta
proposta pode ser aplicada sempre que as crianças tiverem de andar juntas, como
da sala para o pátio. Quem quiser correr tem de se controlar. Quem for mais
lento precisa se apressar. Se houver alguém com dificuldade de locomoção, o
grupo todo terá de esperá-lo.
(ARTES VISUAIS) GRANDES TALENTOS
Nos primeiros anos de vida, as crianças estão imersas no
universo das imagens. Começam a perceber que podem agir sobre papéis ou telas
provocando mudanças e produzindo algo para ser visto – experiência que já é
estética. Oferecer diferentes materiais aos pequenos é uma maneira de ampliar a
capacidade de expressão deles e o conhecimento que têm do mundo. A vivência
artística da criança será mais rica se ela tiver acesso a tintas, pincéis,
lápis e canetas.
PINTAR E DESPINTAR
IDADE: De 1 a 2 anos.
TEMPO: De 10 a 15 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Um vidro grosso (janela, porta de vidro ou outra superfície
transparente, desde que bem fixa, para garantir segurança), tinta guache,
rolinho, pincel, esponja ou as mãos.
OBJETIVOS: Explorar e reconhecer o corpo como produtor de
marcas; perceber e reconhecer as características do vidro (transparência, dureza
e frieza); e observar e perceber as transformações, movimentos, formas e cores
por meio da luz que atravessa o vidro.Antes de começar a pintura, estimule as
crianças a observar a superfície e suas características (lisa, fria,
transparente...). Brinque de fazer caretas do outro lado do vidro, de pôr a mão
atrás dele para a criança tentar pegar e de amassar o rosto contra ele. Depois,
as crianças podem espalhar a tinta e observar que onde está pintado não há mais
transparência. Proponha que elas pintem com o dedo e observem que a
transparência volta por onde o dedo passa. Forme uma roda de conversa para
retomar as experiências vividas no processo.
MARCA REGISTRADA
IDADE: De 1 a 2 anos.
TEMPO: De 5 a 10 minutos.
ESPAÇO: Sala de atividades.
MATERIAL: Cartolina ou outro tipo de papel e sagu no sabor
morango ou uva.
OBJETIVOS:Explorar os materiais (sagu e papel); perceber a
marca pessoal; construir a auto-imagem; ordenar formas; e relacionar sensações
corporais e registro gráfico.Pinte com o sagu a palma das mãos das crianças
para que elas a imprimam sobre o papel. Você pode pintar a sua e fazer a
demonstração. Não faça o trabalho por elas. Dê liberdade de movimentos aos
pequenos, mesmo que não façam carimbos, mas pinturas livres (foto na pág. ao
lado). Uma variação possível desta atividade é a pintura da sola dos pés, que
pode ser feita com as crianças que já andam. Elas podem imprimir os pés
enquanto caminham sobre um papel comprido. Chame a atenção para o fato de as
marcas ficarem bem visíveis no início e irem desaparecendo à medida que a tinta
é gasta.
Nenhum comentário:
Postar um comentário