google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 Atividades Escolares

Neste Blog você encontrará: Aulas, planos, notícias, atividades para Educação Infantil e Atividades para Ed. Fundamental para imprimir

,

Unesp disponibiliza mais de 50 sugestões de jogos para impressão

Unesp disponibiliza material em PDF com mais de 50 sugestões de jogos para impressão.

A Unesp, por meio do projeto Laboratório de Matemática, está disponibilizando no portal online mais de 50 jogos para colaborar com o aprendizado dos alunos. Os jogos podem ser impressos e trazem técnicas que desafiam a lógica, raciocínio e desenvolvimento cognitivo.

Para acessar todos os jogos disponíveis, basta acessar esse link aqui. Os jogos foram organizados conforme a divisão do Ensino Fundamental, do 1º ao 9º ano, e também do Ensino Médio.

Share:
Veja Mais
,

EDUCAÇÃO INFANTIL - PLANEJAMENTO ANUAL

Todo começo de ano  é  momento de pensarmos sobre o  planejamento anual. Não basta copiar o conteúdo programático das apostilas ou mesmo do livro didático, pois a cada ano surgem novas necessidades.

Por esse motivo, estamos disponibilizando um modelo de planejamento anual em PDF.Para baixar clique no link abaixo:



Fonte: Superobinho2
Share:
Veja Mais

BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais

BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais: Confira os destaques da Base nesse segmento


Assim como a BNCC da Educação Infantil, a BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais e Finais deve ser implementada nas escolas de todo o Brasil até o ano de 2020. Mas a partir de 2019, as mudanças já começam a aparecer nos materiais didáticos, nos Projetos Políticos Pedagógicos das instituições e na rotina escolar como um todo.
Por isso é fundamental compreender como a Base se faz presente no dia a dia das escolas e em cada segmento da educação básica. Neste post, vamos te explicar a abordagem pedagógica e os principais destaques da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais (1º ao 5º ano). 

Qual a abordagem pedagógica da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais?

Diferente da Educação Infantil, a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais é a progressão das múltiplas aprendizagens, articulando o trabalho com as experiências anteriores e valorizando as situações lúdicas de aprendizagem.
Segundo o documento da BNCC:
Tal articulação precisa prever tanto a progressiva sistematização dessas experiências quanto o desenvolvimento, pelos alunos, de novas formas de relação com o mundo, novas possibilidades de ler e formular hipóteses sobre os fenômenos, de testá-las, de refutá-las, de elaborar conclusões, em uma atitude ativa na construção de conhecimentos.
(BNCC)
Portanto, ao compreender as mudanças no processo de desenvolvimento da criança − como a maior autonomia nos movimentos e a afirmação de sua identidade − a BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais propõe o estímulo ao pensamento lógico, criativo e crítico, bem como sua capacidade de perguntar, argumentar, interagir e ampliar sua compreensão do mundo. Ou seja:
Ao longo do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, a progressão do conhecimento ocorre pela consolidação das aprendizagens anteriores e pela ampliação das práticas de linguagem e da experiência estética e intercultural das crianças, considerando tanto seus interesses e suas expectativas quanto o que ainda precisam aprender.
(BNCC)
Além disso, essa proposta pedagógica deve assegurar, ainda, um percurso contínuo de aprendizagens e uma maior integração entre as duas etapas do Ensino Fundamental.
Agora que você já entendeu um pouco mais sobre a proposta da BNCC Ensino Fundamental − Anos Iniciais, vamos ver seus destaques?

O que a BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais traz de novidade?

A BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais contempla a primeira etapa do segmento, bem como estudantes e professores do 1º ao 5º ano, enquanto os Anos Finais contemplam alunos e professores do 6º ao 9º ano.
Por fazerem parte de uma mesma Base, a BNCC da Educação Básica, a BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais possuem vários pontos em comum para garantir o percurso de aprendizagem contínuo, como a divisão por áreas do conhecimento, componentes curriculares e unidades temáticas.
A seguir destacamos alguns destes pontos para você. Vamos conferir?

●       Áreas do Conhecimento

A organização estrutural da BNCC no Ensino Fundamental como um todo se dá por áreas do conhecimento, da mesma forma que acontece no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Tal organização busca favorecer a comunicação entre os conhecimentos e aprendizagens das inúmeras disciplinas, agora chamadas de componentes curriculares.
As áreas do conhecimento previstas pela BNCC são: 
1) Linguagens;
2) Matemática;
3) Ciências da Natureza 
4) Ciências Humanas. 
Sendo que cada uma delas têm competências específicas de área – reflexo das dez competências gerais da BNCC – que devem ser promovidas ao longo de todo o Ensino Fundamental. 
De acordo com a BNCC, “as competências específicas possibilitam a articulação horizontal entre as áreas, perpassando todos os componentes curriculares, e também a articulação vertical, ou seja, a progressão entre o Ensino Fundamental – Anos Iniciais e o Ensino Fundamental – Anos Finais e a continuidade das experiências dos alunos, considerando suas especificidades.” 
Portanto, para além das competências, cada uma dessas áreas tem papel fundamental na formação integral dos alunos do Ensino Fundamental. Isso aparece nos textos de apresentação das áreas na BNCC. Além de mostrar tal papel, o documento dá destaque às particularidades do segmento, levando em consideração as especificidades e as demandas pedagógicas de cada etapa educacional.

●       Componentes curriculares

O que antes entendíamos como disciplinas ou matérias, chamamos agora de componentes curriculares. Mas como assim? As disciplinas não deixaram de existir, o que mudou foi: a BNCC não chama mais Língua Portuguesa, por exemplo, de disciplina ou matéria. A Base a compreende como um componente curricular da área de conhecimento de Linguagens.
Você já sabe em qual área cada componente curricular está presente na BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais? Confira a lista que preparamos para você!
  1. Linguagens
Componentes curriculares: Língua Portuguesa, Arte, Educação Física, Língua Inglesa.
  1. Matemática
Componente curricular: Matemática.
  1. Ciências da Natureza
Componente curricular: Ciências.
  1. Ciências Humanas
Componentes curriculares: História e Geografia.
  1. Ensino Religioso
Componente curricular: Ensino Religioso.
Com o intuito de garantir o desenvolvimento das competências específicas de área, cada componente curricular possui – conforme indicado no texto da BNCC – um conjunto de habilidades que estão relacionadas aos objetos de conhecimento (conteúdos, conceitos e processos) e que se organizam em unidades temáticas.

●       Alfabetização

Outro aspecto que muda com a BNCC Ensino Fundamental − Anos iniciais é a alfabetização. A partir da implementação da Base, toda criança deverá estar plenamente alfabetizada até o fim do 2º ano. Antes, esse prazo era até o terceiro ano – de acordo com o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
Portanto, nos dois primeiros anos do Ensino Fundamental, o foco da ação pedagógica deve ser a alfabetização. Isso é sistematizado pela BNCC nos tópicos abaixo, que mostram as competências e as habilidades envolvidas no processo de alfabetização, e que a criança deve desenvolver:
  • Compreender diferenças entre escrita e outras formas gráficas (outros sistemas de representação);
  • Dominar as convenções gráficas (letras maiúsculas e minúsculas, cursiva e script);
  • Conhecer o alfabeto;
  • Compreender a natureza alfabética do nosso sistema de escrita;
  • Dominar as relações entre grafemas e fonemas;
  • Saber decodificar palavras e textos escritos;
  • Saber ler, reconhecendo globalmente as palavras;
  • Ampliar a sacada do olhar para porções maiores de texto que meras palavras, desenvolvendo assim fluência e rapidez de leitura (fatiamento).
Então, se a alfabetização deve ser concluída ao final do 2º ano, o aluno já deve sair dessa etapa escrevendo tudo corretamente? Não! No final desse período ele deve desenvolver as competências e habilidades que te mostramos acima.
Ao longo dos próximos anos processo de alfabetização será complementado com foco na ortografia, que ampliará os conhecimentos e as habilidades linguísticas do estudante.

●       Unidades Temáticas

Com a implementação da BNCC Ensino Fundamental – Anos Iniciais e Anos Finais, a forma com que os conteúdos serão trabalhados em sala de aula ganhou novo foco. A divisão agora é por unidades temáticas, que consiste na reunião de um conjunto de conteúdos de uma mesma temática em uma unidade.
Na BNCC, essas unidades aparecem em praticamente todos os componentes curriculares ao longo de todo o Ensino Fundamental. Por exemplo, a unidade temática “Matéria e Energia” de Ciências aparece do 1º ao 9º ano, o que muda são os objetos de conhecimento e as habilidades exigidas para cada etapa. Segundo a BNCC:
Respeitando as muitas possibilidades de organização do conhecimento escolar, as unidades temáticas definem um arranjo dos objetos de conhecimento ao longo do Ensino Fundamental adequado às especificidades dos diferentes componentes curriculares. Cada unidade temática contempla uma gama maior ou menor de objetos de conhecimento, assim como cada objeto de conhecimento se relaciona a um número variável de habilidades […]. As habilidades expressam as aprendizagens essenciais que devem ser asseguradas aos alunos nos diferentes contextos escolares.
(BNCC)
Portanto, a partir dessas unidades, o conteúdo trabalhado em um ano pode ser retomado e ampliado nos anos seguintes, permitindo que o professor trabalhe novas habilidades em sala de aula.
Entre os componentes curriculares presentes na BNCC, somente o componente Língua Portuguesa – da área de Linguagens – não está estruturado em unidades temáticas. Ou seja, ela se organiza em práticas de linguagem (leitura/escuta, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica), campos de atuação, objetos de conhecimento e habilidades.

Conclusão

 É imprescindível estar atento às transições entre as etapas da educação básica, para que o aluno tenha um percurso contínuo de aprendizagem que respeite as especificidades de sua faixa etária.
Dessa forma, quando não há rupturas nesta transição, uma vez que existe respeito às necessidades de cada estudante e à sua idade. No “passar de bastão” da Educação Infantil ao Ensino Fundamental − Anos Iniciais é fundamental dar atenção a ampliação das aprendizagens, ao aprofundamento das experiências e da alfabetização − que deve acontecer no 1º e 2º anos desta etapa.
Já na transição dos Anos Iniciais para os Anos Finais é importante preparar o aluno para as mudanças que estão por vir ou que já estão acontecendo durante o 5º e 6º ano, como a mudança do professor generalista para o professor especialista. Além disso, é preciso adaptar os currículos para evitar a ruptura nesse processo, garantido ao aluno − como afirma a própria BNCC − maiores condições de sucesso.
Fonte:Blog Educação e Transformação
Share:
Veja Mais

A importância do ato de ler - Paulo Freire

O presente livro de Paulo Freire constitui-se em uma palestra sobre a importância do ato de ler em uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos e em um artigo que expõe a experiência de alfabetização de adultos desenvolvida pelo autor e sua equipe em São Tomé e Príncipe.
Vale a pena ler.


Share:
Veja Mais
,

Plano de aula - Passo a passo

Passo a passo para fazer um Plano de aula 

Fazer um plano de aula exige dedicação e objetividade. Porém, os melhores docentes fazem uso desse tipo de planejamento e se destacam por isso. Chegar em uma sala de aula já sabendo como vão decorrer as próximas horas é fundamental para o desempenho, tanto dos professores quanto dos alunos.
Logo, é primordial fazer uma plano de aula. No começo, ele leva mais tempo do que deveria, mas depois que você se habitua, ele se torna uma ferramenta impreterível para melhorar a rotina de trabalho.
Neste artigo, você aprenderá como fazer uma metodologia para plano de aula por meio de um passo a passo. Você poderá aplicá-lo na educação infantil ou no ensino fundamental para as aulas de português, matemática, geografia, literatura, história, redação entre outras disciplinas. Confira.

Qual a metodologia para um plano de aula?

A metodologia para um plano de aula consiste no modelo que o professor vai escolher para realizar o ensino de determinado assunto ou disciplina. Simplificando, metodologia nada mais é do caminho que o docente escolhe para alcançar os seus objetivos. Para isso, ele utiliza alguns tipos de ferramentas, como os recursos didáticos e estratégias, os quais você conhecerá em seguida.

Recursos didáticos

Os recursos didáticos são instrumentos empregados no plano de aula os quais o docente utiliza para empregar a sua metodologia. Por exemplo: o professor pode escolher se no final do período, os alunos farão provas ou entregarão um trabalho.
A escolha desse tipo de avaliação dos estudantes está ligada diretamente à metodologia. Além disso, o professor pode usar outros recursos didáticos como: vídeos, músicas ou apostilas. Tudo para incrementar e apoiar as atividades em sala de aula.

Estratégias

As estratégias são os caminhos escolhidos pela metodologia para o ensino em sala de aula. Existem várias estratégias, algumas delas bem interessantes por sinal. O professor pode simplesmente fazer uma aula expositiva dialogada, um estudo dirigido, estudo de caso ou ensino com pesquisa. Mas há também as estratégias criativas como: júri simulado, tempestade de ideias ou fórum.’1

Como fazer um plano de aula: Veja passo a passo

O plano de aula é um documento para o registro do tema, objetivo, metodologia, avaliação e outras informações. O professor deve fazê-lo a fim de organizar a rotina em sala de aula. Esse planejamento vai garantir um melhor aprendizado para os alunos e um melhor uso de tempo por parte do docente.
Pensando nisso, você verá agora como fazer um plano de aula passo a passo:

Passo 1: Faça a identificação

No documento, essa é a primeira informação que deve conter. A etapa de identificação é fundamental. É onde o professor deve inserir o nome da disciplina, do curso e a turma que participará da aula.

Passo 2: Escolha o objetivo

O objetivo do plano de aula deve ser claro e viável. O professor deve resumir em algumas frases qual é o objetivo com a aula a seguir. É importante deixar especificado o que o docente quer alcançar ao final da aula. Por exemplo: ele está na lição 4 e quer chegar até a 6. Logo, é relevante traçar esse objetivo no plano de aula.

Passo 3: Defina a metodologia

A metodologia aplicada ao plano de aula é uma das partes mais importantes no planejamento do professor. É nessa hora que ele definirá os recursos didáticos que serão utilizados e também as estratégias. É hora de definir se vai usar vídeo, música, livros, apostilas e como a aula se dará: expositiva, debate, estudo de caso, grupos etc.

Passo 4: Cronograma

O cronograma faz todo o diferencial na hora de fazer um plano de aula. É um passo importante para conseguir cumprir os seus objetivos. Não tenha medo de definir prazos, datas e horários. São esses elementos que nortearão o seu tempo e dos seus alunos para alcançar as metas.

Passo 5: Avaliação

Avaliar se sua aula atingiu os objetivos é primordial para que o plano de aula tenho sucesso. Não confunda essa parte com a avaliação a ser feita para os alunos, pois essa deve ser definida na metodologia, na parte de recursos didáticos. Se trata da avaliação do projeto de aula. Saber se o tempo foi suficiente, se a meta foi alcançada, se o cronograma respeitado entre outros.

Passo 6: Referências

Referenciar os seus materiais é importantíssimo. Coloque nessa parte as fontes utilizadas para a elaboração do plano de aula. Livros, autores e especialistas devem ser citados como referências para os conteúdos e exercícios propostos.

Como fazer um plano de aula para educação infantil

A educação infantil é importantíssima para o desenvolvimento da criança. Portanto, o professor tem um papel crucial nessa etapa da vida dos pequenos. Para isso, um bom plano de aula fará toda diferença.
Esse planejamento deve ser feito levando em consideração as fases que as crianças atravessam e introduzir, aos poucos, os temas adequados para cada idade. O passo a passo para a criação do plano de aula para a educação infantil deve ser o mesmo citado no início deste artigo. Siga todos os passos do 1 ao 6.
Em relação à temática, abaixo seguem algumas sugestões de temas e como fazer um plano de aula para educação infantil. Lembrando que cada aula exige um plano de aula. Ou seja, esses são só exemplos de temas que serão tratados em cada encontro.

Aprender com o próprio nome

Essa plano de aula deve ser feito para as crianças que estão em fase de aprender a escrever seus nomes. O professor deve estimular que elas falem e escrevam os seus nomes, mas também que observem os nomes dos coleguinhas. Isso as ajudará a entender mais sobre as letras e sílabas, além de estimulá-las a reconhecer outros tipos de palavras e sonoridades.
Segue link de acesso ao link completo: https://www.estudopratico.com.br/
Share:
Veja Mais

Sítio do Picapau Amarelo terá programação especial em novembro

 
O local  conta com um museu em homenagem ao responsável pela criação do Sítio do Picapau Amarelo, o autor Monteiro Lobato. 

Já imaginou como seria divertido viver um dia no sítio do Picapau Amarelo? Poder brincar ao lado da Emília, Narizinho e Visconde. Procurar a Cuca e o Saci na mata. Ouvir as engraçadas histórias do tio Barnabé. E provar os de-li-ci-o-sos bolinhos de chuva da Tia Nastácia. E se eu te contar que você pode ter essa experiência durante um dia inteiro no dia das crianças? 
Se você se interessou por todas essas atividades, calma que ainda tem mais! Nos próximos dias 15 e 24/11, você vai se aventurar ao lado de toda essa galera animada, fazer atividades especiais ao longo do dia, assistir a um teatro musicado com a Emília e experimentar um delicioso almoço caipira, tudo isso para poder mergulhar de cabeça no mundo imaginado por Monteiro Lobato! O valor dessa experiência incluindo estacionamento, almoço e lanche da tarde, sai por R$109,00 adulto (a partir de 11 anos) e R$89,00 crianças de 3 a 10 anos, idosos, professores e PCD. Crianças menores de 3 anos não pagam!
Programação do dia
  • 10h: chegada
  • 10h30: início das atividades nas estações
  • 12h às 13h: almoço caipira
  • 13h15: mais brincadeiras com a turma do Sítio
  • 15h30: teatro musicado com a Emília e companhia
  • 16h: lanche da tarde
  • 16h30: encerramento

GARANTA AQUI O SEU INGRESSO!

Fonte: vipzinho

Share:
Veja Mais

"Feira Gastronômica VAI QUE COME! " acontecerá no próximo sábado, 9 de novembro, na EMEB Fábio Mendes

Com muita alegria, comida e  bom gosto, acontecerá, no próximo sábado, 9 de novembro, a  “Feira Gastronômica”, na EMEB Fábio Mendes..Das 10 às 14:00 horas do sábado serão ofertados momentos especiais a quem comparecer na escola.

Para poder realizar esse evento, os alunos participaram do projeto JEPP  (Jovens Empreendedores Primeiros Passos),  Educação Empreendedora no Ensino Fundamental proposta pelo Sebrae.

O curso Jovens Empreendedores Primeiros Passos 

(JEPP) possibilita que a criança aprenda de forma lúdica

 e desenvolva habilidades e comportamentos 

empreendedores.


A educação empreendedora incentiva os alunos a 

buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além

 do espírito de coletividade. 


Essa visão vai ao encontro dos quatro pilares da 

educação propostos pela Unesco:


Aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos;


Aprender a fazer, para poder agir sobre o meio 

envolvente;


Aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar 

com os outros em todas as atividades humanas;


Aprender a ser, via essencial que integra as três 

precedentes. 

A renda desse evento será destinada 100% em prol dos 

alunos.


Neste dia os alunos comercializarão os seguintes 

produtos:

 

 1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas 

aromáticas

2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais

3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos 

ecológicos

4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de 

produtos


5º ano do Ensino Fundamental: Sabores 

de cores.

 


Share:
Veja Mais

Site disponibiliza download gratuito da Coleção Vagalume

A Coleção Vagalume se tornou a principal referência literária de pelos menos três gerações de crianças e jovens. Agora está disponível o acesso gratuito a livros da coleção. A coleção, que virou referência nacional em literatura infanto-juvenil no Brasil e os que encantam gerações de leitores até hoje agora podem ser lidos online.

Para saber mais e Baixar a Coleção Clique  AQUI

Fonte: vipzinho
Share:
Veja Mais