google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 google.com, pub-9539932010370662, DIRECT, f08c47fec0942fa0 EDITORIAL - Atividades Escolares

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EDITORIAL

Pensar e Agir muda Conceito



Estarei aqui, fazendo um breve relato de alguns personagens importantes na história mundial e do Brasil.

Enquanto leio e escrevo fico a me questionar: Qual a relação entre eles e um professor pensador que tem convicção e novas ideias?

Espero responder ou ao menos entender um pouco mais ao final desse relato.

Vamos lá:

Nicolau Copérnico

Sua teoria do Heliocentrismo, que colocou o Sol como o centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente teoria geocêntrica (que considerava, a Terra como o centro), é tida como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.

O cardeal S. Roberto Francisco Belarmino presidiu o tribunal que proibiu a teoria copernicana. Culto e moderado, ele conseguiu poupar Galileu. Estimulado pelo novo papa Urbano VIII, seu grande admirador, o cientista voltou à carga. Mas o Papa sentiu-se ridicularizado num livro de Galileu. E isso motivou sua condenação.

Sócrates

Os diálogos de Platão retratam Sócrates como mestre que se recusa a ter discípulos, e um homem piedoso que foi executado por impiedade. Sócrates não valorizava os prazeres dos sentidos, todavia se escalava o belo entre as maiores virtudes, junto ao bom e ao justo. Dedicava-se ao parto das ideias (Maiêutica) dos cidadãos de Atenas.

O julgamento e a execução de Sócrates são eventos centrais da obra de Platão (Apologia e Críton). Sócrates admitiu que poderia ter evitado sua condenação (beber o veneno chamado cicuta) se tivesse desistido da vida justa. Mesmo depois de sua condenação, ele poderia ter evitado sua morte se tivesse escapado com a ajuda de amigos

Jesus

Embora tenha pregado apenas em regiões próximas de onde nasceu, a província romana da Judéia, sua influência difundiu-se enormemente ao longo dos séculos após a sua morte. Ele pode ser considerado como uma das figuras centrais da cultura ocidental.

Os soldados levaram Jesus para a casa do Sumo Sacerdote. A lei judaica não permitia que o Sinédrio, a suprema corte judaica, se reunisse durante o Pessach] e a lei romana proibia que se condenasse um homem à morte. Jesus foi acusado primeiramente de ameaçar destruir o templo, mas as testemunhas entraram em desacordo. Depois, perguntaram a Jesus se ele era o Messias, o Filho de Deus e rei dos judeus. Jesus respondeu que era, e foi então acusado de blasfemar ao dizer-se Deus.

Paulo Freire

Paulo Régis Neves Freire, educador pernambucano, nasceu em 19/9/1921 na cidade do Recife. Foi alfabetizado pela mãe, que o ensina a escrever com pequenos galhos de árvore no quintal da casa da família. Com 10 anos de idade, a família mudou para a cidade de Jaboatão.

Após o golpe militar, o método de alfabetização de Paulo Freire foi considerado uma ameaça à ordem, pelos militares. Viveu no exílio no Chile e na Suíça, onde continuou produzindo conhecimento na área de educação. Sua principal obra, Pedagogia do Oprimido, foi lançada em 1969. Nela, Paulo Freire detalha seu método de alfabetização de adultos.


Luiz Inácio Lula da Silva

Lula é co-fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.

Em 1980, no curso de uma greve no ABC paulista, o Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo sofreu intervenção aprovada por Murilo Macedo, então ministro do Trabalho do general João Batista Figueiredo, e Lula foi detido por trinta e um dias nas instalações do DOPS paulista. Em 1981, foi condenado pela Justiça Militar a três anos e meio de detenção por incitação à desordem coletiva, tendo porém recorrido e sido absolvido no ano seguinte.

Fernando Henrique Cardoso

Graduado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP, desenvolveu considerável carreira acadêmica, tendo produzido diversos estudos sociais em nível regional, nacional e global, e recebido diversos prêmios e menções honrosas pelos trabalhos. Foi eleito o 11º pensador global mais importante, pela revista Foreign Policy em 2009, pelo pensamento e contribuição para o debate sobre a política anti-drogas.

Foi professor de sociologia da USP. Durante o regime militar, esteve exilado no Chile e na França. Em 1968, voltou ao Brasil e assumiu por concurso público a cátedra de Ciência Política da USP, mas foi afastado pelo Decreto-lei 477, o "AI-5 das universidades". Lecionou no Chile, na França, Inglaterra e nos Estados Unidos. Na França, acompanhou de perto o movimento de Maio de 1968 iniciado justamente na Universidade que Fernando Henrique lecionava: Universidade de Paris X - Nanterre, em 22 de março de 1968.



Ao pesquisar esses “pensadores”, percebi que todos, desde os mais antigos a.C até os mais recentes, esbarraram na política, com seu modelo pronto e “engessado”, não aceitaram e nem toleraram ideias novas que provavelmente abalariam seu Império e perderiam o controle, que tinha como objetivo principal o domínio de um povo.

Mesmo sabendo das consequências, esses personagens não desistiram de suas convicções e alguns pagaram com a própria vida pelas suas ideias, outros foram expulsos de sua Pátria.

Mas, como o tempo é senhor da razão, felizmente com o passar do tempo pessoas novas conseguem assumir o poder e corrigem alguns erros do passado.Pelo menos foi o que aonteceu com os personagens acima.

Por que estou escrevendo sobre esse assunto?

Bem... Longe de querer comparar com esses personagens acima, nós professores, pesquisadores, formadores de opiniões temos que ter convicção do que estamos ensinando além de críticos. Não podemos ter receio de expor nossas ideias.

Alguns dias atrás, os professores estavam reunidos com o Sindicato para reivindicarem seus direitos, a Presidente não sei se querendo justificar o baixo salário dos professores, inciou seu discurso comparando os valores das faculdades de Pedagogia e Medicina, como que se os valores das mensalidades por si só formassem ótimos profissionais. Se assim fosse, não teriamos filas no Sistema Público de Saúde, como se a formação por preço resolvesse problemas de Políticas Públicas. Não teríamos mortes por erros médicos e assim por diante. ( Não estou aqui questionando a qualidade desses profissionais), só estou tentando dizer que existem profissionais qualificados ou não, em todas as áreas independente de valores pagos em Universidades. Ela também em seu discurso disse que professor não tem o “hábito de ler”. Acredito que em qualquer área, principalmente o professor,não seria possível produzir sem pesquisar.

A culpa de uma Educação sem qualidade foi jogada nas costas dos professores, onde os verdadeiros responsáveis por terem livre acesso a massa por meio da midia, faz com que a população realmente acredite que o professor é o único culpado, eximindo-se totalmente de sua incapacidade como administradores. Para eles, população menos crítica é mais facil de ser domindada, assim o mesmo grupo consegue se perpetuar no poder.

Voltando ao questionamento.

Tenho certeza que a maioria dos professores sabem o que há de errado na educação.

Por que não luta por aquilo que acredita?

Será que o que aconteceu com os personagens acima, faz com que tenham receio de dizerem o que pensam?

Ainda não sei...

Autor: Prof. Neemias Alves Pereira
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