Ana Franciele Nhaia
Fonte: Portal Professor
UNIAO DA VITORIA - PR MARIDALVA DE F PALAMAR E M PROF E I
E F
Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Os seres vivos |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Conhecer e identificar o corpo humano;
- Nomear partes do corpo humano;
- Desenvolver a observação, criatividade e linguagem oral e escrita;
- Adquirir noção que o corpo é sustentado pelo esqueleto;
- Identificar alimentos que fortalecem nosso esqueleto;
Duração das atividades
6 aulas de aproximadamente 1 hora
cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Conhecimentos básicos sobre as partes do corpo humano.
Estratégias e recursos da aula
Atividades aplicadas com a turma de Pré I, 4 e 5 anos.
Cantar e dançar diversas músicas infantis que falam sobre esquema corporal:
Cada criança deve receber um boneco articulado para pintar, observar que o corpo do boneco está todo separado, após terminar a pintura, recortar o boneco articulado e montar ele, colando as partes no caderno ou em uma folha de sulfite. Montar o corpo do boneco articulado, observando o próprio corpo e de seus colegas.
Questionar e conversar sobre a importância do esqueleto para o corpo humano.
Com minha turma, fui até o laboratório para observar um esqueleto.
Pintar, recortar e montar o esqueleto. Depois colar ao redor do mesmo os alimentos recortados anteriormente.
AULA 1
Iniciar as atividades observando o corpo no espelho, e o corpo dos colegas. Sugerir que em duplas peguem na parte do corpo do colega, quando a professora solicitar. Exemplo: Vamos agora pegar no joelho do colega, nas mãos, e assim por diante.Cantar e dançar diversas músicas infantis que falam sobre esquema corporal:
- Minha boneca de lata. http://www.youtube.com/watch?v=BNfmCkRdI_4
- Cabeça, ombro, joelho e pé. http://www.youtube.com/watch?v=K9Q97pIUVNw
- Eu conheço um jacaré. http://www.youtube.com/watch?v=KtUXKsWsZvg&feature=related
FONTE: acervo da autora
AULA 2
Iniciar a aula relembrando o que foi feito na aula passada, quais são as partes que o corpo possui. Cantar as músicas referentes ao corpo humano que mais gostaram.Cada criança deve receber um boneco articulado para pintar, observar que o corpo do boneco está todo separado, após terminar a pintura, recortar o boneco articulado e montar ele, colando as partes no caderno ou em uma folha de sulfite. Montar o corpo do boneco articulado, observando o próprio corpo e de seus colegas.
FONTE: acervo da autora
AULA 3
Observar novamente seu corpo no espelho nomeando as partes do mesmo. Usar recortes de revistas para montar o corpo humano, deve-se usar diferentes partes de diferentes corpos. Ao lado representar através de desenho o que trabalhou nesta aula.
FONTE: acervo da autora
FONTE: acervo da autora
AULA 4
Nessa aula, sugerir que as crianças representem o corpo humano com pintura com tinta guache.
FONTE: acervo da autora
AULA 5
Contar as crianças a história "Eu me mexo" . Após a leitura, solicitar que as crianças peguem em seu corpo, mãos , pernas, cabeça, e sintam que tem algo duro dentro de nós, explicar que esse é o nosso esqueleto que nos sustenta, permitindo que nós corramos, andemos, pulemos, rolemos, saltemos... Levar as crianças no pátio da escola e oportunizar que realizem todos os movimentos enfocados na história: correr, pular, rolar, saltar.
FONTE: acervo da autora
Pintar a figura de um crânio e bacia para montar um esqueleto com cotonetes.
Para essa atividade são utilizados 18 cotonetes por criança.
FONTE: acervo da autora
FONTE: acervo da autora
AULA 6
Observar a pirâmide alimentar e explicar que os alimentos derivados do leite, fortalecem nosso esqueleto, devendo ser ingeridos em nossa alimentação.
FONTE: acervo da autora
Solicitar que recortem de encartes de supermercado, figuras de alimentos
derivados do leite que fortificam nosso esqueleto.Pintar, recortar e montar o esqueleto. Depois colar ao redor do mesmo os alimentos recortados anteriormente.
FONTE: acervo da autora
Recursos Complementares
História "Eu me mexo" - https://picasaweb.google.com/107750224112582011621/EuMeMexo#5315871827057544770
Pirâmide alimentar : http://emedix.uol.com.br/dia/nut004_1f_piramide.php
Outras atividades corpo humano: http://ananhaia.blogspot.com/search/label/Corpo%20humano
Pirâmide alimentar : http://emedix.uol.com.br/dia/nut004_1f_piramide.php
Outras atividades corpo humano: http://ananhaia.blogspot.com/search/label/Corpo%20humano
Avaliação
“ Professor
nenhum é dono de sua prática se não tem em mãos, a reflexão sobre a mesma. Não
existe ato de reflexão, que não nos leve a constatações, dúvidas e descobertas e
, portanto, que não nos leve a transformar algo em nós, nos outros e no
mundo”
Madalena Freire
Durante o projeto será avaliada as
atitudes dos alunos, se houve mudança de comportamentos e atitudes, se
demonstraram identificar as partes do corpo humano, nomeando-as. A avaliação na
Educação Infantil não deve ser realizada com o intuito de medir conhecimentos,
mas como ponto de partida para novas descobertas, servindo de diagnóstico das
necessidades dos alunos, para se preciso, ocorrer uma mudança na prática
educativa para se alcançar os objetivos propostos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário