Alunos da rede estadual estão sem professor em 17 disciplinas.
Das 1.492 vagas, apenas 589 foram efetivadas no concurso público.
O Governo do Amapá está convocando 865 professores e pedagogos selecionados no cadastro-reserva do concurso público da educação realizado em 2012. O objetivo é suprir a carência de educadores em 17 disciplinas nos 16 municípios do Estado nas áreas urbana e rural para uma demanda de 170 mil alunos.
Das 1.492 vagas ofertadas para os níveis médio e superior, apenas 589 se efetivaram nos cargos do total de 684 nomeados, segundo dados da Secretaria de Estado da Administração (Sead).
"Muitos dos convocados não passam nos exames documental e médico. E alguns que estão aptos, desistem de ir para o lugar de lotação escolhido por ele mesmo na hora da inscrição", justifica Lúcia Furlan, secretária adjunta de apoio à gestão da Secretaria de Estado da Educação (Seed).
Para o nível superior, a remuneração dos cargos de professor e pedagogo é de R$ 2.643,08. Já as funções de auxiliar educacional e instrutor musical, para nível médio, o salário é de R$ 1.110,09.
Escola não tem professor de Física e Filosofia
Thiago da Silva, 15 anos, estuda o 1º ano do ensino médio na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café, localizada no bairro central de Macapá e desde que iniciaram as aulas em 2013 está sem professor de Filosofia e Educação Física. "Isso prejudica o nosso aprendizado", lamenta.
Ensino
A estrutura da rede estadual de ensino tem sido pauta de reivindicações do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap). A entidade liderou uma greve que durou mais de 60 dias em 2012, o que levou os estudantes a começar o ano letivo de 2013 com atraso.
Além da melhoria na estrutura de ensino, os servidores cobram a valorização do profissional da educação no Amapá. Os primeiros meses deste ano também foram marcados por embate entre os professores e o Governo do Estado por conta das reivindicações não atendidas, principalmente pelo não pagamento do piso salarial nacional.
O edital com o nome dos selecionados no cadastro-reserva estará disponível a partir de segunda-feira (10), no site da Sead, informou a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Educação.
Fonte: G1
Nenhum comentário:
Postar um comentário