ATIVIDADES
PARA O 5º ANO
BILHETE
AO SENHOR GRILO
Senhor
Grilo, por favor,
Interrompa a cantoria.
Não sei como nem por quê,
Não me deixa adormecer
Com seu cricri noite e dia.
Interrompa a cantoria.
Não sei como nem por quê,
Não me deixa adormecer
Com seu cricri noite e dia.
Se
quiser, meu senhor Grilo,
Vá cantar pra sua tia.
Vá cantar pra sua tia.
Fonte: Sérgio Caparelli. 111 poemas para crianças.
Porto Alegre, LP&M, 2003.
1 - No
bilhete ao senhor Grilo é pedido que ele
( ) cante
noite e dia.
( ) interrompa
a cantoria.
( ) adormeça
a vizinhança.
2 -
O último
verso do poema “Vá cantar pra sua tia.” revela que quem escreve o
bilhete está
( ) irritado.
( ) agradecido.
( ) emocionado.
( ) desconfiado.
– Alô!
Seu Brito? Como vai essa força? Aqui é o gerente da loja.
Olha, eu só liguei pra avisar ao senhor que a sua prestação venceu!
– É mesmo, é? Puxa, nem sabia que ela estava jogando.
Olha, eu só liguei pra avisar ao senhor que a sua prestação venceu!
– É mesmo, é? Puxa, nem sabia que ela estava jogando.
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3 - Na
frase, “Olha, eu só liguei pra avisar ao senhor que a sua prestação venceu.”,
a palavra destacada indica que a prestação
( ) já foi
paga.
( ) foi
cancelada.
( ) não será
cobrada.
( )ainda não
foi paga.
ALBERT EINSTEIN
O pequeno Albert Einstein
demorou tanto para aprender a falar que seus pais ficaram preocupados. Sempre
foi calado, não brincava muito com os outros e preferia ficar em casa lendo,
ouvindo música e fazendo castelos com cartas de baralho.
Na escola, as notas do futuro físico e inventor da Teoria da Relatividade eram baixíssimas e um dos professores achou melhor que Einstein parasse de estudar. Mas, aos 12 anos, ele começou a se interessar por matemática e não parou mais de pesquisar e aprender, tornando-se um dos maiores gênios do século 20.
Na escola, as notas do futuro físico e inventor da Teoria da Relatividade eram baixíssimas e um dos professores achou melhor que Einstein parasse de estudar. Mas, aos 12 anos, ele começou a se interessar por matemática e não parou mais de pesquisar e aprender, tornando-se um dos maiores gênios do século 20.
Albert
Einstein - o mais célebre cientista do século 20. Foi um físico alemão
conhecido por desenvolver a teoria da relatividade.
4 - O
tema do texto é
( ) educação
do Século 20.
( ) a origem
da matemática.
( ) a Teoria
da Relatividade.
( ) a
infância de Albert Einstein.
OS DOIS AMIGOS E O URSO
Iam os
dois homens pela estrada
Quando um urso os atacou.
Enquanto um deles caiu,
O outro, em desabalada
Fuga, numa árvore subiu
O que ficou se fingiu
De morto. O urso cheirou,
Mexeu, virou, revirou,
Finalmente desistiu.
Depois que o urso sumiu,
O outro, de volta, rindo,
Ao amigo perguntou:
– quando fuçou teu ouvido,
O que o urso falou?
– Que nas horas de perigo,
Se conhece o falso amigo.
Quando um urso os atacou.
Enquanto um deles caiu,
O outro, em desabalada
Fuga, numa árvore subiu
O que ficou se fingiu
De morto. O urso cheirou,
Mexeu, virou, revirou,
Finalmente desistiu.
Depois que o urso sumiu,
O outro, de volta, rindo,
Ao amigo perguntou:
– quando fuçou teu ouvido,
O que o urso falou?
– Que nas horas de perigo,
Se conhece o falso amigo.
Fonte: La Fontaine. Fábulas. Revan. Rio de Janeiro,
1998. (tradução de Ferreira Gullar)
5 - O
amigo que caiu conseguiu livrar-se do urso porque
( ) se fingiu
de morto.
( ) fuçou o
ouvido do urso.
( ) atacou
ferozmente o urso.
( ) iniciou
uma desabalada fuga.
6 - Da
leitura do texto “Os dois amigos e o urso”, pode-se entender que
( ) um perigo
pode ser evitado, se houver cautela.
( ) um homem
desatento pode ser atacado em estradas.
( ) um amigo
esperto deve ficar calmo em todas as situações.
( ) um amigo
de verdade deve ajudar o outro em qualquer situação.
OLÍVIA PIRULITO
[...] Eu,
Olívia Pirulito, estou com um grave problema: minha melhor amiga, a Eneida, que
estuda na mesma classe, faz as lições junto comigo, passa alguns fins de semana
na minha casa, ou eu na dela, me liga todos os dias, mesmo que seja pra dizer
que não tem o que dizer, pois bem, a Eneida resolveu pajear um aluno novo que
veio de outra escola para a nossa classe. Empresta os cadernos pro Vicente,
apresenta os colegas pro Vicente, aos poucos, porque diz que ele é muito
tímido, se oferece pra estudar com o Vicente as matérias em que ele tem mais
dificuldades, e até lanche ela já dividiu com ele!
Com isso, acabou se afastando de mim. [...]
Com isso, acabou se afastando de mim. [...]
Fonte: Cristina Porto. In Olívia Pirulito. São
Paulo, FTD, 1996
.
7 - O
narrador do texto é
( ) Eneida.
( ) Vicente.
( ) Olívia
Pirulito.
( ) um colega
de Vicente.
SAÚDE
É uma
coceira
Que sobe, desce
E de repente
Desaparece.
Mas logo volta
mais insistente
e a gente
(ora essa, um lenço depressa)
faz ah... AH... TCHIN! Fonte: José Paulo Paes. Lé com crê. São Paulo: Ática,1993.
Que sobe, desce
E de repente
Desaparece.
Mas logo volta
mais insistente
e a gente
(ora essa, um lenço depressa)
faz ah... AH... TCHIN! Fonte: José Paulo Paes. Lé com crê. São Paulo: Ática,1993.
8 -Para
justificar o título da poesia, a construção dos dois últimos versos “AH...TCHIN!”
reproduz
( ) a falta
do lenço.
( ) a força do espirro.
( ) a sensação de coceira.
( ) a
insistência do resfriado.
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