Alfabetização e Consciência Fonológica e Atividades
A alfabetização exige recursos e caminhos para nossas
crianças se apropriarem e desenvolverem as habilidades de percepção,
discriminação auditiva, bem como a composição gráfica de grafema=fonema.
Há algumas crianças que exigem mais tempo, mais treino,
mais observação, mais contato com material de estimulação manual, visual e de
letramento.
Deste modo no processo de alfabetização nos anos iniciais
requer que a consciência fonológica seja trabalhada de forma lúdica para que favoreça
o desenvolvimento no indivíduo das habilidades de percepção e manipulação da
estrutura sonora das palavras. Por não ser algo homogêneo, a consciência
fonológica apresenta diferentes níveis, ou seja, o nível da consciência de
palavras que formam a frase, o da consciência de sílabas e, posteriormente, a
consciência de fonemas. Cada um deles pode contribuir para o desenvolvimento
dos outros, que por sua vez irão repercutir no aprendizado da leitura e da
escrita. Existem muitas maneiras de estimular a consciência fonológica, mas, se
o processo for lúdico, o resultado será mais satisfatório.
Jogos com rimas
A sensibilidade às rimas surge com bastante facilidade para
a maioria das crianças. Por isso, os jogos com rimas são uma excelente
iniciação à criação da consciência fonológica. Por direcionar a atenção das
crianças às semelhanças e diferenças entre sons das palavras, esses jogos são
uma forma útil de desenvolver a percepção de que a língua não tem apenas
significado e mensagem, mas também uma forma física.
Enfatizando a rima por meio do movimento
Materiais:
★
Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★
Concentrar a atenção das crianças na rima
O jogo multissensorial é, em geral, um meio valioso de
atrair a atenção de crianças pequenas. A tradicional música infantil oferece
uma base excelente para experimentar movimentos físicos no ritmo da rima.
Confira:
1. As crianças sentam-se em círculo com as duas mãos
fechadas à frente.
2. Enquanto todas cantam a música, a pessoa que é a
"escolhida" movimentasse em torno do círculo e, suavemente, marca com
batidas as palavras, primeiro na mão direita, depois na esquerda de cada
criança.
3. Uma criança cuja mão seja batida na última palavra, ou
na palavra que rime, de cada verso (ou seja, em uma das palavras
"mágicas") deve colocar essa mão nas costas. Assim que esconder ambas
as mãos, a criança estará fora.
4. A última que permanecer com uma das mãos ainda à frente,
torna-se "a escolhida". Por exemplo: em O sapo não lava o pé, as
palavras "mágicas" estão em negrito.
O sapo não lava o pé
Não lava porque não quer
Ele mora lá na lagoa
Não lava o pé
Porque não quer
Mas que chulé!
Variação:
Amplie o jogo com outras rimas presentes em parlendas e
músicas como: Uni, duni, tê, Um, dois, feijão com arroz, Cai, cai, balão,
Marcha soldado, entre outras.
Este navio está levando um (a) ...
Materiais:
★ Bola
ou saquinho com grãos para atirar Objetivos:
★
Ensinar as crianças a responder rapidamente
1. Peça que as crianças sentem-se em círculo.
2. Para começar o jogo, diga: "O navio está levando um
melão".
3. A seguir, jogue a bola para alguma criança do círculo.
Ela deverá pensar em outra carga para o navio levar e que rime com melão, como
"o navio estão levando um botão", e jogar a bola de volta para
você.
4. Repetindo sua rima original (o navio está levando um
melão), jogue a bola para outra criança, a qual deverá pensar em uma terceira
carga (pão, por exemplo).
5. Continue o jogo até que as crianças não tenham mais
rimas. Então recomece com uma nova rima.
6. Quando as crianças estiverem boas nas rimas, cada uma
pode atirar a bola para outra em vez de atirá-la de volta para você.
Jogos com consciência silábica
A existência e a natureza das sílabas são introduzidas
pedindo-se às crianças que batam palmas e contém as pulsações de seus próprios
nomes. Estendendo esse desafio a uma série de palavras diferentes, o conceito
de sílaba é fortalecido e enriquecido nas crianças.
Batendo palmas para os nomes
Objetivos:
★
Apresentar às crianças a natureza das sílabas, fazendo com que batam palmas
enquanto contam as sílabas de seus próprios nomes:
1. Quando introduzir essa atividade pela primeira vez,
demonstre-a usando vários nomes de tamanhos contrastantes. Pronuncie o primeiro
nome de uma das crianças na sala de aula, sílaba por sílaba, enquanto bate
palmas, por exemplo, A-na.
2. Convide as crianças a dizer outros nomes e a bater
palmas com você.
3. Depois de bater palmas para cada nome, pergunte:
"Quantas palmas vocês ouviram para esse nome?". Quando as crianças
tiverem compreendido, peça que cada uma bata as palmas para o seu próprio nome.
Dica esperta!
Essa atividade pode ser feita com um canto rítmico, como:
"Tome, tome, tome / Qual é seu nome?"
A caixa das sílabas
Materiais:
★ Uma
caixa com vários objetos ou figuras de vários objetos
Objetivos:
★
Reforçar a capacidade das crianças de analisar palavras em sílabas
1. Junte uma série de objetos em uma caixa. Certifique-se
de que haja objetos cujos nomes tenham diferentes números de sílabas.
2. Convide um aluno a fechar os olhos, escolher um objeto
e, de olhos abertos, nomeá-lo. Por exemplo: "Isto é um lápis".
3. Todas as crianças deverão repetir o nome do objeto
escolhido enquanto acompanham suas sílabas com palmas: lá-pis.
4. Pergunte quantas sílabas foram ouvidas, cuidando para
que ninguém fale rápido demais, antes dos outros.
Variação:
★
Depois que as crianças dominarem bem o jogo, você pode ampliá-lo:
★
Usando a linha superior de um pequeno quadro, escreva os números 1, 2, 3, 4 e
5, da esquerda para a direita.
★ Peça
que uma criança tire uma figura da caixa e, usando o mesmo procedimento dos
objetos, bata palmas e conte o número de sílabas.
★ A
seguir, a criança deve colocar o cartão com a figura abaixo do número
correspondente no quadro, por exemplo: o cartão com a figura do lápis deverá
ser colocado na coluna com o número 2.
Papo de ogro
Materiais:
★
Aparelho de som e CD de músicas infantis rimadas Objetivos:
★
Reforçar a capacidade dos alunos de sintetizar palavras a partir de sílabas
separadas
1. Convide todos a sentar em círculo e
envolva-os em uma história:
Era uma vez um ogro gentil e pequenino, que adorava dar
presentes às pessoas. O único problema é que o ogro sempre queria que as
pessoas soubessem qual era o presente antes de dá-lo. Mas o ogrozinho tinha uma
maneira muito estranha de falar. Se ele fosse falar à criança que o presente
era uma bicicleta, ele dizia "bi-ci-cle-ta". Só quando a criança
adivinhasse qual era o presente é que ele ficava completamente feliz.
1. Agora, finja ser o ogro e caminhe pela sala,
dando um "presente" a cada criança, pronunciando o nome do presente, sílaba
por sílaba.
2. Quando a criança adivinhar a palavra, ela deve indicar
outra criança para ganhar um presente.
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