O que fazer no primeiro dia de aula?
Foi pensando no primeiro dia de aula, que selecionamos nesta postagem um projeto para volta às aulas para a Educação Infantil.
Projeto Volta às aulas para Educação Infantil – Conversando sobre as férias.
O que o aluno poderá aprender com esta aula
- Avançar no conhecimento da leitura e escrita através da tentativa de escrita de um texto coletivo sobre as férias.
- Desenvolver habilidades de escuta e respeito à fala de colegas.
- Trabalhar a ordenação numérica através do calendário.
- Vivenciar momentos de interação e descontração juntamente com os demais alunos, por meio do lúdico (pintura).
Duração das atividades
04 aulas de 50 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Seria interessante já ter introduzido com os alunos o trabalho com o calendário. Este pode ser inserido nos momentos iniciais da aula, quando da discussão da rotina do dia, na roda de conversa.
Estratégias e recursos da aula
Atividade 1- Contando sobre as férias – A escrita de um texto coletivo.
1- Professor, essa aula tem como objetivo trabalhar atividades de retorno às aulas, logo depois das férias de julho, com o intuito de recepcionar os alunos nos primeiros dias de aula. São atividades que trazem descontração e interação entre alunos e professores, visando à readaptação ao ambiente escolar.
2- Para iniciar a conversa e instigar essa discussão, sugerimos que o professor converse em roda com os alunos sobre o que fizeram nas férias. Esse deve ser um momento onde o professor precisa ouvir todos os alunos e anotar tudo que eles disserem.
3- Ao terminar a conversa com os alunos, retome com eles tudo o que foi dito, através das anotações feitas pelo professor. Diga que seria interessante contar para os outros colegas da escola e para os familiares, o que essa turma fez nas férias. Instigue os alunos com a seguinte questão:
- Como podemos contar o que fizemos em nossas férias para outras pessoas?
– Nesse momento podem surgir sugestões como: fazer um desenho, colocar fotos etc. Mas o objetivo da atividade será trabalhar a importância da escrita como função social. Sendo assim, proponha ao grupo, a escrita de um texto coletivo, que pode ser feito através das informações dos registros sobre a aventura das férias.
– O professor irá servir de escriba e em um cartaz, vá elaborando com os alunos escrita desse texto, que terá um caráter informativo. Pondere sobre o que e como escreveríamos um texto informativo, criando uma lógica para a escrita, observando as características deste tipo de texto e instigando a tentativa de escrita das palavras, observando número de letras, bem como quais são necessárias para a escrita das palavras.
Atividade 2 – Pintura no Azulejo.
1- Após explorar a construção do texto coletivo com os alunos, proponha um momento mais lúdico, de descontração. Leve os alunos para fora da sala de aula e faça uma pintura em azulejos, com a temática “Nossas Férias 2013”, com o objetivo de ilustrar o texto coletivo.
Observação: Professor se na sua escola não possuir um espaço para esse tipo de pintura, coloque papel pardo colado na parede, em um espaço fora da sala de aula e proponha a pintura.
2- Registre esse momento com fotos e juntamente com o texto coletivo, organize posteriormente uma exposição na parede de fora da sala, para socializar as produções de seus alunos com os outros colegas e seus familiares.
Atividade 3 – Quantos dias nós ficamos de férias?
1- O professor já deve ter trabalhado previamente o calendário com os alunos. Nesse momento, é importante retomar a história do surgimento do calendário, como ele é utilizado em nossas casas e como podemos consultá-lo.
– O surgimento do calendário se deu por meio da necessidade que os homens tinham de contar o tempo e controlar as suas atividades. O calendário foi uma forma de registrar por escrito os dias onde eram marcadas as datas das luas, do plantio e da colheita. Converse também com os alunos sobre a divisão do calendário em doze meses, demonstre o nome dos meses e que dentro do mês existem as semanas. Mostre também que em cada semana temos sete dias e que cada dia do mês corresponde a um número específico.
– Na nossa escola utilizamos o calendário para marcar datas importantes como os dias de aula, de férias, dos aniversários, passeios etc. Sendo assim, antes de começar as férias de julho marcamos o último dia de aula e o dia em que retornaremos a escola.
2- No retorno das férias pergunte aos alunos: como podemos saber quantos dias ficamos de férias? Anote suas hipóteses e confronte com eles quais são as possibilidades para a descoberta exata do número de dias que ficamos de férias. Solicite aos alunos que observem o calendário e proponha que contem os dias que ficamos de férias.
3- Logo após descobrir a quantidade exata de dias que ficamos de férias proponha que os alunos representem essa quantidade com material concreto (exemplo: palitos de picolé). Faça a tentativa de escrita do numeral que corresponde à quantidade de dias, no nosso caso foram 16 dias.
Avaliação
A avaliação será feita através da observação ao longo de todo o processo de envolvimento dos alunos nas atividades desenvolvidas.
As observações podem ser anotadas em uma prancheta disponível para o professor no momento da realização das atividades, contendo espaço para registros individuais de cada aluno.
Perguntas norteadoras para observação de cada aluno:
- Trouxe contribuições no momento da roda sobre as férias?
- Possui sequência lógica de pensamento para contar o que fez sobre as férias?
- Conseguiu avançar no conhecimento sobre a ordenação numérica, através da exploração do calendário?
- Conseguiu fazer a escrita do número 16, na hora do registro e representar a quantidade através de material concreto?
- Houve avanço no processo de alfabetização e letramento através da escrita do texto coletivo?
Projeto Volta às Aulas para Educação Infantil – Primeira semana de aula
Justificativa:
A escola deve ser um lugar acolhedor e gostoso de estar. Quando chegam à escola no 1º dia de aula, várias coisas passam pela cabecinha das crianças. Neste caso, é necessário receber a todos com muita alegria e prazer, assim os alunos alegram-se em permanecer no ambiente e os pais saem seguros, sabendo que seus filhos estão em ótima companhia.
Objetivos:
- Desenvolver na criança o gosto em permanecer na escola;
- Respeitar as diferenças e jeitinho de cada criança;
- Destacar pontos importantes de socialização;
- Incentivar a criança a brincar, aprender e fazer novos amiguinhos.
Ações a serem desenvolvidas:
- Receba as crianças com muita alegria e entusiasmo;
- Dirija-se até o pai, mãe ou responsável e apresente-se rapidamente como professor de seu filho.
- Deixe a sala de aula toda organizada com cartazes que chame atenção: Painel de aniversários, chamadinha, painel do tempo, quantos somos? Alfabeto, vogais etc.
- Faça um passeio pela escola, apresentando sua turma aos demais profissionais e mostre os ambientes: banheiros, cantina, bebedouro, pátio etc.
- Cante musiquinhas divertidas de preferência as que o professor irá cantar ao longo do ano letivo, para que possam memorizar.
- Tenha um momento de apresentação em circulo no tapete, para que todos possam se conhecer melhor e conhecer as regras da sala.
- Mostre aos alunos a organização da sala, fale dos cuidados com o material e o que irão fazer durante o ano.
- Organize crachás para que possam memorizar seus nomes e de seus colegas.
- Leve para sala atividades divertidas de colagens, massinhas, recortes, pinturas etc.
- Organize as carteiras escolares e marque os lugares das crianças com nomes colados ou personalizados do jeito que preferir.
Culminância:
Entregue para cada aluno uma lembrancinha bem especial, para que percebam que são crianças adoráveis e queridas.
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