Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Qual é a minha matéria?
Geralmente temos no primeiro dia de aula a apresentação do professor aos alunos, mas para deixar esse dia mais especial, sugerimos a dinâmica qual é a minha matéria, onde os alunos precisam reconhecer através de dicas, aparência ou materiais do professor, etc..
Recursos para a dinâmica qual é a minha matéria?
Não há recursos para a dinâmica
Execução para a dinâmica qual é a minha matéria?
- Comece dando algumas dicas – “eu lido com…” –, e faça, na lousa, uma lista dos elementos relacionados à disciplina de História, mas sem ser óbvio: “números”, “nomes”, “lugares”, “arte”, “livros”, “pessoas”, “política”, “sociedade”, “economia”, “dados estatísticos”…
- À medida que for mencionando os elementos, deixe a classe ir lançando suas apostas e escreva-as na lousa.
- Quanto mais diversas forem as dicas, mais diversas serão as respostas dos alunos que citarão diferentes disciplinas: Matemática, Português, Sociologia, Psicologia, Geografia, História etc.
A dinâmica só terá sucesso se os alunos realmente desconhecerem o professor e não tiverem em mãos o calendário escolar.
Dinâmicas para o primeiro dia de aula: Boas vindas
O primeiro dia de aula sempre gera grandes expectativas, por isso a dinâmica de boas-vindas é ideal para esse momento.
Recursos para a dinâmica: boas vindas
Bexigas coloridas
Caneta permanente (usada para retroprojetor).
Execução da dinâmica boas vindas
- Distribua as bexigas e peça aos alunos que encham e fechem com um nó.
- Cada aluno deve escrever na bexiga uma frase ou palavra que expresse suas expectativas sobre o ano que se inicia.
- Pode, também, escrever algo relacionado à matéria que mais gostem.
- Terminada a tarefa, todos se levantam e brincam entre si com as bexigas sem deixar que elas estourem.
O importante é que as bexigas circulem entre os alunos. Ao sinal do professor, cada um pega um dos balões, qualquer um. Os alunos formam grupos de acordo com a cor. O grupo lê o que está nos balões e conversem entre si a respeito. Deixe os balões e deixar pendurados durante uns dias até que murchem.
Dinâmicas para o primeiro dia de aula: escravos de Jó
Esta cantiga Escravos de Jó é uma brincadeira de roda, de origem africana muito popular e que exige agilidade e concentração.
Recursos para a dinâmica escravos de Jó
Pedrinhas
Copos de plástico
Execução para a dinâmica escravos de Jó
- Cada aluno tem na mão direita um objeto igual (pedrinha, copo plástico etc).
- Sentados em roda começam a cantar a cantiga marcando o ritmo, passando o objeto ao vizinho da direita e recebendo com a mão esquerda o objeto da vizinho da esquerda, trocando-o rapidamente de mão.
- Quando a letra disser “zigue, zigue, zá”, o objeto é retido na mão direita, e só passado para a pessoa da direita na última palavra.
- Escravos de Jó, jogavam caxangá. Tira, põe, deixa ficar… Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá, Guerreiros com guerreiros, fazem zigue zigue zá.
A dinâmica do escravos de Jó tem cinco níveis. Na primeira vez, é cantada a música com a letra tradicional. Na segunda, a melodia é entoada apenas com os sons de “lá-lá-lá” no mesmo ritmo. Na terceira, os jogadores apenas murmuram a melodia no mesmo ritmo. Na quarta, sem nenhum som, os jogadores movimentam os objetos; apenas as batidas na mesa dão o ritmo da cantiga. No quinto nível, os jogos recomeçam acelerando o ritmo.
Dinâmicas para primeiro dia aula: Mudanças
A dinâmica mudanças é própria para o 5º ou 6º ano introduzindo o aluno à primeira reflexão sobre o passado e suas mudanças e permanências.
Recursos para a dinâmica Mudanças
Fotografias antigas
Execução da dinâmica mudanças
- Peça para que cada aluno leve uma foto de quando eram crianças
- Cada um deve escrever seu nome no verso da foto.
- Peça aos alunos para manterem as fotos como “documento secreto” e não mostrarem para os amigos.
- Os alunos entregam as fotos para o professor que as fixa na lousa, de forma aleatória. Deixar espaço entre as fotos. Em seguida, cada aluno é chamado para identificar as fotos colocando o nome daquele que julga ser o retratado.
A dinâmica mudanças possibilita que os alunos se motivem a querer conhecer melhor os colegas, caso não se conheçam. Incentive os alunos a perceberem traços fisionômicos comuns que se mantêm. Reconhecem mudanças e a passagem do tempo. O aluno da foto não existe mais como criança, mudou seu corpo, sua mente, seus interesses…
Nenhum comentário:
Postar um comentário