Google Sala de aula, um espaço para novas aprendizagens
Prof. Neemias
Justificativa: O Google Apps for Education possibilita que todo o conhecimento produzido em sala de aula seja compartilhado, permitindo a edição de arquivos em tempo real. Além disso, o estudante não ficará restrito ao ambiente escolar, podendo compartilhar arquivos e acessar anotações a qualquer momento e em qualquer localização. Assim, fica mais fácil tirar dúvidas sobre um assunto, sobre um nome científico ou literário e fazer atividades extraclasse.
Diariamente, as
crianças convivem com o bombardeio de informações e marcas que as novas
tecnologias impõem, lançando no mercado novidades a cada instante.
Difícil é encontrar jovens que nunca tenham tido acesso a
Smartphone ou a tablets. Por isso, é boa a ideia de unir a tecnologia
disponível aos recursos disponibilizados pelo Google.
Objetivos: Melhorar na
relação entre alunos e professores, maior segurança e privacidade, incentivar a
colaboração, acessar de qualquer lugar, melhor feedback, otimizar o tempo, organizar os momentos de estudos
e pesquisas, comunicação e feedback aprimorados e promover a colaboração e a
criatividade.
Duração: Ano
Letivo
Etapas: O
professor organizará as turmas e direcionará os trabalhos, usando ou não as
demais ferramentas do Google Apps. O estudante será acompanhado no
desenvolvimento das atividades e, se necessário, irá atribuir comentários e
notas nas produções realizadas. A cada nova atividade inserida, os estudantes
receberão uma mensagem no e-mail, independente se compareceu nas aulas
presenciais, além de participar ativamente das atividades complementares ou de
pesquisa. Além disso, os responsáveis dos estudantes, cadastrando seus e-mails,
podem e devem acompanhar o desenvolvimento de seus filhos nas atividades,
agendas e avisos pertinentes - um vínculo que aproxima família e escola. As
atividades já concluídas poderão ser excluídas. No entanto, o professor poderá
revê-la a qualquer momento pelo ícone de controle do fluxo. Serão
disponibilizados materiais sobre os conteúdos que preparou para sua aula no
espaço “Sobre”. Esse espaço busca no Drive os conteúdos definidos em
documentos, formulários, vídeos, apresentações, entre outros. Esses documentos
ficam à disposição do estudante, para ver, rever e desenvolver suas atividades.
Logo após as atividades concluídas, o professor pode lançar a nota relacionada
a esse trabalho. Essa nota pode ser visualizada pelo estudante, como também
baixada em tabela de controle do professor. Cabe aos estudantes observarem os
prazos e alertas de atividades a serem cumpridas. Para os estudantes com
dúvidas em certa atividade extraclasse, eles podem se conectar com o professor
de forma síncrona (Hangout) ou assíncrona (Gmail), o que possibilita um
estreitamento na comunicação do professor e estudante, não permitindo que as
dúvidas se tornem possibilidades de desmotivação.
Produto final e Avaliação:
Configurar a sala de aula virtual no computador, celular ou tablete,
além de desenvolver o hábito de pesquisas e estudos.
Dúvidas sobre o projeto, entre em contanto por e-mail ou por comentários.
E-mail clique AQUI
Nenhum comentário:
Postar um comentário